sábado, 28 de dezembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 78, de 28.12.13

PRÓLOGO
Então chegamos vivos e felizes (ou não, tanto faz) à última semana de 2014. Tomara que tudo tenha dado certo e que nas resoluções para 2014 a leitura faça parte da lista. Ah, e fazer o bem aos outros também. Já pensou que legal: um mundo com mais gente lendo e sendo bacana com os desfavorecidos?

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


VINICIUS


Acessa http://bit.ly/1eqXOvx e conhece um material muito lindo que o jornal Estado de S.Paulo produziu sobre o poeta Vinicius de Moraes, com textos de seus parceiros, seus filhos e sua última mulher. Vale muito saber como o poetinha era visto pelos mais próximos.

MAIS VINICIUS

Na semana passada a TV Brasil veiculou o programa Caminhos da Reportagem trazendo um especial sobre Vinicius de Moraes. Vale a pena também dar uma olhada no link http://bit.ly/1cWkuwQ para conhecer mais sobre um dos mais maiores poetas do Brasil.


ANO DA CULTURA

Os governos do Brasil e do Catar lançaram semana passada o Ano da Cultura Brasil-Catar 2014. O objetivo é divulgar de forma mútua a cultura dos dois países por meio de atividades como exposições, feiras, shows e exibições de filmes.


LANÇAMENTO



O livro de poemas “Nas Entrelinhas da Alma”, da escritora Marilene Sampaio, será lançado nesta segunda-feira (30) às 19h30 na sede da Igreja Batista Regular de Roraima, rua José Magalhães 222, Centro. A obra tem 120 poemas e custa R$30,00.














POESIA
De Karoll Gomes, um poema sem título:


Uma paixão diferente
Era dor, ardente

Ódio puro
Corroendo meus dentes
Eu sentia vontade
De morder teu peito
E arrancar teu coração

O teu sangue na minha boca
Como depois de comer uma virgem...
E dançar
Gozando com teu sofrimento

Mas eu te amava enlouquecidamente
Teus olhos grandes, ah...
Reconstruí teu corpo
Tu acordaste me amando

Aconteceu, a noite toda
Descontroladamente
Frenéticamente
Sexo, gravidade, força...


GAUDÉRIO


O poeta Édison Eroquês Velho teve projeto aprovado na lei estadual de incentivo à cultura e iniciou a busca de empresas interessadas em patrocinar a iniciativa "A Voz do Pampa no Pago Gaudério".  A intenção é mostrar a cultura do Rio Grande do Sul utilizando fotos e mais de uma centena de poesias. Caso interesse apoiá-lo, procure-o no Facebook ou escreva para eroques.gauderio@hotmail.com. Aproveite e leia um texto dele:


Era um poeta que sonhava
Onde a saudade se acampa
Se tornou "A voz do pampa"
Com seu verso nativista
E o verso se enraizava
No mais xucrismo mistério
Por um Rio Grande gaudério
Que tropeia em Boa Vista







COMPORTAMENTOS

Tirinha do site Nuux. Para ver outras, acesse www.nuux.org



sábado, 21 de dezembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 77, de 21.12.13

PRÓLOGO

Salve, gente bonita. Na vibe consumista deste período do ano, vão os questionamentos: Já compraram os presentes de Natal? Caso não: que tal investir na compra de livros de autores regionais? Tem um monte nas livrarias locais e alguns podem até ser pedidos por e-mail diretamente com os autores. Fica a dica para fazer uma compra diferente neste dezembro.
Beijos, boas festas e se forem beber, não dirijam.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

                               
VISUAL
Poesia visual para esse final de ano: Sorteazar, de Marcelo S. Costa.

ACERVO DO VATICANO
A Biblioteca do Vaticano e a Biblioteca Bodleian da Universidade de Oxford lançaram um site com mais de 1,5 milhão de páginas digitalizadas de documentos antigos. O acervo traz mais de 1,5 milhão de páginas de documentos diversos, incluindo exemplares da Bíblia de Gutemberg, manuscritos hebraicos e gregos e até uma Bíblia alemã datada do século 15. Se quiser dar uma olhada, acessa www.vatlib.it.


COMO GOSTAR DE LER

O site Universia publicou 8 dicas para os professores conseguirem despertar em seus alunos o gosto pela leitura. Estão aí para aplicação plena em 2014:


1. Crie um lugar confortável para que eles possam ler;
2. Converse com os estudantes sobre o livro durante e após a leitura;
3. Se o aluno tiver um autor favorito, encoraje-o a conhecer a sua obra completa;
4. Leve os estudantes para a biblioteca da escola e incentive o aluguel de livros semanalmente;
5. Utilize livros ilustrados, como gibis e quadrinhos;
6. Use a tecnologia a seu favor por meio de e-books e livros em PDF;
7. Invente pequenos prêmios para os estudantes que cumprirem as metas de leitura;
8. Procure livros que foram transformados em filme e promova atividades que comparem as duas formas de contar a história.

PARA PRESENTEAR
Livros de poemas da Máfia do Verso, prontos para serem comprados nas livrarias da cidade


BRASIL ALFABETIZADO

Professores de 13 municípios de Roraima que atuam no Programa Brasil Alfabetizado participaram na semana passada de uma formação continuada com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e metodológicos sobre a alfabetização de jovens, adultos e idosos.

PARA PRESENTEAR II
Meu livro de microcontos, disponível na livraria Saber ou pelo 9111 4001

PATRIMÔNIO

Interessados em saber sobre os conceitos relativos a patrimônio cultural: o Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural está disponível para download. É só ir aqui: http://bit.ly/1gIti0j, ler os tópicos e checar se está tudo bem na cidade de acordo com a teoria.


PARA PRESENTEAR III

Livro de poemas Por amor ou por vício, de Rodrigo Mebs, também nas livrarias da cidade

CALÇADAS
 

Curitiba aprovou semana passada uma lei que inclui as livrarias na lista de estabelecimentos que podem solicitar permissão ao Executivo para colocar estantes de venda, toldos, mesas e cadeiras na calçada em frente ao estabelecimento comercial (também chamada de “passeios públicos”). A intenção é estimular mais o hábito da leitura.

PARA PRESENTEAR IV
De Bruno Garmatz, um livro-reportagem escrito em três idiomas querendo ser lido

REALITY LITERÁRIO

Um canal de TV italiano lançou o reality show "Masterpiece", no qual escritores aspirantes se enfrentam em desafios literários até um deles ganhar um contrato com o selo Bompiani, que vai publicar o romance do vencedor em maio, com tiragem inicial de 100 mil exemplares.

PARA PRESENTEAR V
A prosa de Marcela Marques Monteiro, esperando-te nas livrarias

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UFRR promove concurso cultural para fãs conhecerem Lenine





Fãs do cantor Lenine: às 16h desta quarta-feira (18) a Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima vai abrir as participações em um concurso cultural que dará como prêmio a oportunidade de assistir a passagem de som do show que acontecerá dia 20 de dezembro em Boa Vista (com direito a levar um acompanhante) e conhecer o artista pessoalmente.

O concurso será realizado totalmente na fan page oficial da UFRR no Facebook. Clique AQUI para acessá-la.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 76, de 14.12.13

PRÓLOGO

Salve, povo bonito. Chegamos na reta final de 2013, a partir de agora aos sábados novamente. O ano registrou muita atividade literária em Roraima, principalmente no que diz respeito a lançamentos de livros e saraus extra-escolas. Algumas pessoas dizem que foi tudo muito bacana, que isso representa um momento próspero do setor no Estado. Eu até concordo no começo, mas faço questão de apontar que quase tudo foi feito sem o respaldo de políticas públicas locais para o segmento. Tomara que em 2014 o Governo e as prefeituras comecem a caminhar mais perto da sociedade e criem mecanismos de incentivo à leitura, à literatura e ao livro.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), iniciou o projeto Mais Bibliotecas Públicas, que prevê mobilizações a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no Brasil, visando que todo município brasileiro tenha ao menos uma biblioteca pública em funcionamento, conforme o estabelecido na meta 32 do Plano Nacional de Cultura. impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto aqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja em iminência de fechar. Saiba mais em http://snbp.bn.br/.

+ BIBLIOTECAS

No site do SNBP é possível acessar a lista com das bibliotecas públicas de Roraima. Seria bacana que você, que mexe com isso, olhasse para checar se alguma informação está incorreta, se estão funcionando mesmo, essas coisas.

 CONTAÇÃO

Estudantes de 18 escolas da Capital participaram semana passada do II Festival de Contação de Histórias, organizado pela Secretaria Estadual de Educação. 

LIVROS ESTUDANTIS

A escola estadual Francisca Élzika promoveu uma noite de autógrafos para o lançamento da segunda edição do livro “Produzindo textos na sala de aula”, coletânea de 94 textos que foram escolhidos pelos professores em meio à produção dos alunos, realizada ao longo do ano letivo dentro da disciplina de Língua Portuguesa.

GURU DA FLORESTA

O escritor José Vilela esteve na OAB RR para lançar seu 11º livro, intitulado "O Guru da Floresta", inspirado num conto indígena. A obra está sendo vendida nas Livrarias Saber, Nobel e na livraria da UFRR. Vilela, de camisa xadrez, divide a foto com Jorge Fraxe e Teresinha Muniz, presidente e tesoureira da OAB; e com Magnólia Rocha, presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer
 
PROJETO MEMÓRIA

Outra escola estadual que editou e lançou livro na semana passada foi a Barão de Parima, que fez a culminância do projeto literário educacional-estudantil 2013 publicando um apanhado histórico com o perfil de todos os gestores da unidade.

SARAU NA UERR

Música, coral e danças juninas, carimbó e country foram apresentadas no IV Sarau Literário da escola estadual Maria dos Prazeres Mota, que aconteceu na Universidade Estadual de Roraima (UERR). O tema do evento foi “Brasil: aquarela de culturas” e teve participação de cerca de 80 alunos.

CULTURA DE DIREITOS HUMANOS

Durante o Fórum Mundial dos Direitos Humanos foi lançada a coleção "Por uma cultura de direitos humanos", parceria da Secretaria de Direitos Humanos com a UNESCO.  A série de cadernos está disponível para download aqui: http://bit.ly/1c1mh8N.


AMOR PARA QUEM ODEIA

Esse é o título do primeiro livro da poeta Elimacuxi e o terceiro da coleção cooperativada do grupo Máfia do Verso. O lançamento foi semana passda, durante a última edição em 2013 do sarau organizado pela professora Aline Cavalcante no IFRR de Boa Vista. Confere as fotos da JJ Vilela:

 

Turma que organiza, anima e leva em frente o sarau  do IFRR


Juventude linda que faz rock e estava lendo textos dos livros “Amor para quem odeia”, de Elimacuxi, e “Por amor ou por vício”, de Rodrigo Mebs



Sarau teve participação de mais de 70 pessoas


O fotógrafo Jj Vilela, autor da foto da capa do livro de Elimacuxi, que colocou a obra para venda nas livrarias Saber, Nobel e da UFRR


Além das leituras de poemas, sarau teve momentos musicais com os alunos do IFRR


Do grupo Máfia do Verso, o poeta Roberto Mibielli declamou textos de seu livro “Par T ilha”

Atenção a quem lê,seja em livro ou tablet


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sarau DoQuintal é cancelado

A edição natalina do Sarau DoQuintal, prevista para esta sexta-feira (13), foi cancelada pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé e o Estúdio Parixara, organizadores do evento.

A edição de janeiro não teve a data divulgada. 

UFRR apresenta Retrospectiva 2013 e um Grande Coro de Natal



Nesta quarta-feira (11/12), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove o espetáculo "Retrospectiva 2013 e Um Grande Coro de Natal".  A apresentação inicia às 19 horas, no Centro Amazônico de Fronteira, no campus Paricarana (Veja aqui o mapa do campus). O ingresso é gratuito.

A programação inclui as apresentações desenvolvidas em 2013 pelos projetos Banda Paricarana, Coral  Musicampus, Orquestra e Dança da UFRR. A ação conta com o apoio do projeto Roraima em Foco.
 
 Saiba mais sobre os grupos culturais da UFRR:

Banda Paricarana – Conjunto Musical formado por acadêmicos da UFRR. A banda tem três vocalistas: Ana Luiza Pinto, do curso de Arquitetura, Fernando Cardoso e Felipe Veras, ambos do curso de Medicina. No teclado, Bruno Moura, do curso de Ciências Contábeis. No baixo, Antônio Viana do curso de Ciências da Computação e o som da bateria fica por conta de Geidson Kenny, de Ciências da Computação. E como participação especial, na guitarra, Andriu Soares. No repertório do grupo predominam os estilos Pop-rock e MPB.

Coral Musicampus – Coral formado pela comunidade, estudantes e servidores da UFRR. O grupo possui um repertório eclético com músicas clássicas e populares.

Grupo de Dança – Formado por cinco acadêmicos da UFRR: Matheus Gouveia Guimarães, do Curso de Química, Leâniva Tatayra, do curso de Letras, Nathana Lindey, do curso de Zootecnia, Jacira Marques e Karen Camurça do Curso de Relações Internacionais. O grupo apresenta coreografia eclética e figurino estilizado.

Orquestra da UFRR – É um grupo de câmara formado por colaboradores universitários e membros da comunidade voluntários que apresentam desde repertório erudito até arranjos de canções populares sob a regência de Carlos Moraes.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 75, de 09.12.13


PRÓLOGO

Semana passada não estivemos aqui, embelezando as páginas da Folha de Boa Vista e o blog Cultura de Roraima. Culpa de uma viagem a Brasília para participar da III Conferência Nacional de Cultura e culpa também de umas fotos que não chegaram. Mas isso é passado e agora estamos aí, na antepenúltima coluna do ano, com notícias bacanas para você, pessoa lindíssima que curte literatura, livro e leitura.

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

                                           

LANÇAMENTO POÉTICO

A poeta Eli Macuxi realiza nesta quarta-feira (11) o lançamento de seu primeiro livro, “Amor para quem odeia”, o terceira da séria Máfia do Verso. A sessão de autógrafos será às 19h, no complexo de artes do IFRR, avenida Glaycon de Paiva. A coluna te convida para ir lá e traz três poemas para abrir a tua fome pela obra:

FUTURO BLUE

Sorte de quem
de amor já foi
doador e pedinte
e mesmo aos quarenta
não se acovarda e ama
como tivesse vinte.

…..........................
AMOR DE POETA

no novo tabernáculo
explorou o vernáculo
externou os ventrículos
e imitando ventríloquos
estendeu os tentáculos
que estabeleceram vínculos.

….................................

Se canto
é pra ter
o éter
abrir teu suéter
e deixar verter
teu ser tão mar
em meu ser tão.


SARAU DoQUINTAL

Sexta-feira (13), a partir das 20h, rola a última edição deste ano do mais charmoso encontro poético de Boa Vista: o Sarau DoQuintal, uma realização do Coletivo Arteliteratura Caimbé e do Estúdio Parixara. Eli Macuxi estará lá como convidada especial, declamando e assinando sua obra.
Além disso, haverá apresentações musicais, microfone aberto para que quiser declamar e cantar. Anota o endereço: Espaço Cultural DoQuintal, avenida Presidente Castelo Branco, 2.266, na quadra entre as avenidas Ville Roy e Mucajaí, no bairro São Vicente.

EDIÇÃO SOLIDÁRIA

Esta edição do Sarau DoQuintal entra no espírito natalino/solidário e convoca os seus frequentadores a levar e doar exemplares de histórias em quadrinhos ou livros de prosa ou poesia (nada de didáticos). O material será distribuído posteriormente nas ações do Coletivo Caimbé em Boa Vista e comunidades do interior.


CONFERÊNCIA

Como dito lá no prólogo, este seu colunista nada preferido esteve em Brasília semana retrasada participando da III Conferência Nacional de Cultura (CNC). Entre as 64 propostas e moções aprovadas pelos cerca de mil participantes de todos os estados, duas dizem respeito diretamente a quem lida com literatura, livro, leitura e bibliotecas. No eixo 3, a proposta 3.10 ficou entre as que devem ser consideradas prioridade pelo governo federal:
Proposta 3.10. - Aprovar, sancionar e regulamentar o Plano Nacional do Livro, e Leitura, garantindo a leitura como direito social, através do fortalecimento do Sistema de Bibliotecas Públicas, municipais, e estaduais, distrital e comunitárias, assegurando o acesso ao livro, à leitura e à literatura. 

MOÇÃO

Das 104 moções aprovadas pela plenária nacional da III CNC, a mais votada foi a proposta pelo Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura, do qual faço parte:  

"Aprovação e sanção do projeto de lei que cria o PNLL - Para assegurar a leitura como um direito social básico, pressuposto para o pleno exercício da cidadania, a plenária da III CNC cobra dos Ministérios da Cultura e da Educação o envio do Projeto de Lei que cria o PNLL para aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial. A institucionalização do PNLL, como política de estado, na forma da lei, garante a democratização do acesso ao livro; a criação e a difusão da literatura; o fomento da produção e circulação da bibliodiversidade brasileira, com vistas a formação de um país de leitores".


RELATOS DA III CNC

Caso queira ler mais sobre a III Conferência Nacional de Cultura, acessa esta postagem com um relato breve e as propostas que dizem respeito ao segmento da literatura e também à Amazônia.


FOTOS DO SARAU DO TOMARROCK

A VI edição do Festival Tomarrock, promovido pelo Coletivo Canoa Cultural, animou a cidade na semana passada. Na área literária, foram ofertadas oficinas de poesia, literatura de cordel, rap e um sarau sábado no anfiteatro da Orla Taumanan. Veja algumas fotos produzidas por Elidia Vidal, da equipe de imprensa do Canoa:

Mestre Ongira recitando uma ladainha da capoeira angola

O músico JJ Vilela e o poeta Francisco Alves fazendo parceria improvisada

Rodrigo Mebs numa vibe concentradamente poética

JJ Vilela e a pequena Isabela Quintelas mandando poesia e música




sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sem saber aonde ir na sexta e sábado? Se liga na diversidade cult da cidade

SEXTA-FEIRA (6)

VI Festival Tomarrock

 

A partir das 15h será realizada a mesa “Como tornar viável sua carreira artística”, com Rafael Ramos (Gravadora Deck Disk) e Vinicius Tocantins (Músico e produtor), no Centro Multicultural da Orla Taumanan. A oficina de Transmissão de eventos ao vivo pela internet, com Marcio Junior, acontece no mesmo horário, no Pontão de Cultura, rua Floriano Peixoto, Centro

A partir das 17 as apresentações artísticas se iniciam no Anfiteatro da Orla Taumanan, e, a partir das 20h, no Palco Kildo Albuquerque. As bandas Bluts, Infâmia (AM), Jamrock e Verônica Decide Morrer (CE) encerram a programação do dia.


SARAU MÁFIA DO VERSO

A cooperativa de poetas Máfia do Verso convida os amantes da literatura a se encontrar no pátio da Casa do Mibielli, rua Armando Nogueira, 2.260, a partir de 20h, para a avant première do livro de Eli Macuxi, Amor para quem odeia. Com direito a sarau e lançamento dos livros de Roberto Mibielli e Sony Ferseck.
O ingresso? Levar a bebida ou comida que se pretende consumir.


CASA DO NEUBER

Rock + reggae + som regional com as bandas Guy-Bras, Fortunia e Neuber Uchoa na Casa do Neuber, a partir das 22h. É ali na avenida Ville Roy, São Vicente. Ingresso gratuito.

CHACRINHA CHOPP'S

23h começa a II Balada Retrô, com o DJ Jeremias Nascimento. Ingresso franco e aberto na chopperia, que fica na avenida Nossa Senhora da Consolata.


SÁBADO (7)



Festival Tomarrock 
 
No sábado (7), no Anfiteatro da Orla, a partir das 18h haverá um aulão de capoeira.

Às 19h o Sarau de Poesia e a Orquestra Ponto de Cultura Clássico Para Todos.

Às 20h, no Palco Kildo Albuquerque, Serginho Barros, Banda Ganyaclan (VE), Iekuana e Vivendo do Ócio (BA) encerram a sexta edição do Festival TomaRRock.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resultados da III Conferência Nacional de Cultura


Este escritor/blogueiro que vocês curtem participou de 27.11 a 01.12 da III Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Já havia participado das etapas municipal e estadual em Roraima, quando fiz propostas focadas na área da literatura, especificamente sugerindo a criação dos planos municipal (em Boa Vista) e estadual de Leitura e Literatura. 

À III CNC fui como delegado nato por fazer parte do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural, ligado ao Ministério da Cultura. O resultado dos trabalhos de articulação e discussão foi interessante tanto para o segmento que estava representando como para a Amazônia e a cultura do país em geral.

Segundo dados do MinC, participaram da programação 1.745 pessoas, sendo 953 delas delegados dos 26 estados e do Distrito Federal. Dos sete delegados eleitos na conferência estadual de cultura, apenas quatro receberam passagens do Governo Estadual para viajar: Vanda Pajé, Bebeco Pujucan, Kaline Barroso e Thomás do Nascimento.

Os quatro quase foram impedidos de participar da conferência por não terem tido seus nomes enviados como representantes de Roraima. Após muita conversa com a organização, conseguiram ajustar a sua situação na tarde do primeiro dia de trabalho.

Com direito a voto, os delegados (70% representantes da sociedade civil) elegeram 64 diretrizes para os próximos anos. Destas, por votação eletrônica, 20 foram destacadas como prioridade. De acordo com os dados do Ministério, o Nordeste foi a região que mais enviou representantes para o evento: 31% do total, seguida do Sudeste, com 22%, Centro-Oeste, com 21%, Sul (12%) e Norte (9%).

A abertura da conferência ocorreu na noite do dia 27, mas os trabalhos para este blogueiro começaram logo cedo, com uma reunião extraordinário do Colegiado Setorial pela manhã. À tarde, o grupo se dividiu: grande parte foi para uma audiência no Congresso Nacional e três fomos para um encontro com a ministra Marta Suplicy.


O encontro com a ministra Marta teve também participação dos colegiados de Arquivos, Arte Digital e Artes Visuais (Foto: Ascom/MinC)
 
Veja o relato da conselheira Mileide Flores (CE):
A Ministra Marta Suplicy recebeu durante a tarde do dia 27 de novembro de 2013, 3 representantes de todos os 17 Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Cultura.Estávamos eu, Edgar Borges e Márcia Cavalcante (RS) representando o Colegiado do Livro, Leitura e Literatura. Na ocasião argumentamos a necessidade de que o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) seja Lei. Pelo visto antecipamos o resultado da III Conferência Nacional de Cultura: o PNLL ficou entre as 20 prioridades das 64 diretrizes apontadas nesta conferência. Além disso, 361 delegados votantes, dos 804 (aproximadamente) presentes à conferência, assinaram a moção que solicita a "Aprovação e sanção do projeto de lei que cria o PNLL”. Pelo visto o PNLL tem que ser lei por praticamente todos os segmentos da cultura brasileira.

A quinta, a sexta e o sábado foram dias de muito trabalho, definindo as propostas prioritárias para o segmento, fazendo novas redações, discutindo nos GTs de cada um dos quatro eixos da conferência, buscando convencer os demais participantes da importância da literatura e da leitura.

A plenária nacional aconteceu no domingo, definindo 20 diretrizes como prioridade. De 953 delegados, 804 foram votantes. Entre os destaques dessa votação, estão o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150; a proposta que pede o fortalecimento das cadeias dos setores criativos, com intercâmbios – uma das cinco mais votadas, no eixo 4 das discussões; a proposição que pede a inclusão nos planos orçamentários da União, estados, DF e municípios de programas para desapropriação de imóveis ociosos para que sejam aproveitados como equipamentos culturais.

Dentre as diretrizes também constam a proposta de pelo menos 10% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a Cultura; o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura; aprovação da PEC 49/2007 e da PEC 236/2008, que incluem a cultura como direito social dos brasileiros; e aprovação de Marco Regulatório das Comunicações no Brasil, do Marco Civil da Internet.

Das 104 moções aprovadas pela Plenária Nacional, a mais votada foi a proposta pelo Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura:
"Aprovação e sanção do projeto de lei que cria o PNLL

Para assegurar a leitura como um direito social básico, pressuposto para o pleno exercício da cidadania, a plenária da III CNC cobra dos Ministérios da Cultura e da Educação o envio do Projeto de Lei que cria o PNLL para aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial. A institucionalização do PNLL, como política de estado, na forma da lei, garante a democratização do acesso ao livro; a criação e a difusão da literatura; o fomento da produção e circulação da bibliodiversidade brasileira, com vistas a formação de um país de leitores".
Conselheiros Kelsen Bravos (CE), Edgar Borges (RR), Shirlene Alvares (GO), Fabiano Piúba (MinC), Izaura Franco (GO), Márcia Cavalcante (RS), João Carneiro (RS), MIleide Flores (CE) e Veridiana, servidora da MinC.

 
 Todas as moções serão digitalizadas e disponibilizadas a partir da segunda semana de dezembro no site da III CNC.

Aqui é possível baixar e ler as 64 diretrizes e os 20 destaques no site da III CNC.

Leia a seguir as diretrizes e destaques da III CNC relacionadas à literatura, livro, leitura e bibliotecas, Amazônia e cultura indígena:

EIXO 1 - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
Proposta 1.14.

Criar, desenvolver, fortalecer e ampliar as estratégias para a formação e capacitação em gestão cultural de forma permanente e continuada, envolvendo gestores e servidores públicos (nos níveis federativos: união, estados, distrito e municípios) e privados, conselheiros de cultura, artistas, produtores, agentes culturais, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e demais integrantes da sociedade civil dos diversos segmentos por meio: a) da diversificação dos formatos e modelos de formação,

contemplando a educação a distancia EAD, presencial, semi-presencial, continuada, Programa Nacional de Formação de Gestores Culturais Públicos e Sociedade Civil,cursos de curto, médio e longo prazo, de nível técnico e superior, extensão, graduação, pós-graduação strictu sensu e lato sensu, palestras, seminários, fóruns e treinamento, além da produção e disponibilização de material didático; b) da criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e de qualificação profissional para os campos da política e da gestão cultural e da garantia de atendimento e adequação das linhas formativas segundo, as especificidades regionais, a demanda de cada segmento cultural frente à diversidade, pluralidade e singularidades do universo da cultura; c) da garantia à acessibilidade (artigo 9ª. do decreto no. 6949, de 25 de agosto de 2009) através da utilização de metodologias e materiais didáticos específicos, tais como: publicações em Braille, formatos abertos para leitores de tela, presença de

Proposta 1.8.

Aprovar a Cultura como Direito Social na Constituição Federal (PEC 49/2007 e PEC 236/2008).

Proposta 1.10.

Criar Superintendências do Ministério da Cultura em todos os estados da Federação transformando as Representações Regionais existentes em Superintendências para atendimento e assessoria aos Estados e Municípios na implantação dos seus Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura, através de cursos, oficinas, palestras e outras atividades, assegurando dotação orçamentaria para execução dessas atividades.

Proposta 1.24.

Fortalecer e operacionalizar os sistemas de financiamento público garantindo: a) editais para projetos culturais com requisitos pré-estabelecidos, critérios de pontuação e valores aprovados pelos conselhos de cultura observando-se IDH e SNIIC, com desoneração fiscal do contemplado no edital; b) critérios de prioridade para atividades que gerem fortalecimento da diversidade cultural; c) priorização de recursos e linhas especiais para povos e comunidades tradicionais, culturas de matriz africana e indígenas, e para culturas populares; d) ações de promoção do desenvolvimento cultural em todo o território nacional; e) criação, implementação e/ou modernização de centros culturais, secretarias, CEUs, bibliotecas, arquivos, museus, e aquisição de equipamentos e mobiliários, restauro e revitalização; f) critério de prioridade para setores culturais ligados à economia criativa e Arranjos Produtivos Locais; g) fomento e financiamento a projetos de acessibilidade cultural, de grupos, organizações e/ou artistas com deficiência; h) critérios de territorialidade regional na distribuição de recursos.

Proposta 1.27.

Criar fundos setoriais para os segmentos contemplados pelo Conselho Nacional de Política Cultural: artes visuais; artesanato; circo; culturas afro-brasileiras; arquivos; arquitetura e urbanismo; arte digital; culturas populares; cultura indígena; dança; design; livro, leitura e literatura; música; moda; patrimônio imaterial; patrimônio material; teatro; museus e demais segmentos reconhecidos pelas respectivas comunidades, com ênfase em: a) Produção de bens, equipamentos e manifestações culturais; b) Preservação, manutenção, salvaguarda, pesquisa, conservação e restauro do patrimônio cultural material e imaterial, inclusive com recursos oriundos de multas incidentes sobre impactos ao patrimônio histórico e cultural; e c) Desenvolvimento da economia criativa; d) Reafirmar a deliberação do Custo Amazônico dentro dos programas, projetos, ações e editais do MINC, com a descentralização, levando em consideração as especificidades regionais.

Proposta 1.43.

Utilizar os dados do SNIIC para criar indicadores culturais capazes de contribuir com a variável de educação no IDH, considerando fundamental definir a Cultura como a prioridade da política de desenvolvimento econômico e social, para tanto deve ser tratada como um direito essencial à vida, ser um dos fatores determinantes do IDH e ter gestão participativa com a colaboração direta e predominante da sociedade civil.

EIXO 2 – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
Proposta 2.11.

Investir na educação continuada formal, no âmbito do ensino técnico e superior (tecnológico, bacharelado e licenciatura), públicos, incluindo a criação de cursos nas Instituições de Ensino Superior e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em linguagens artísticas, criativas e saberes culturais, e educação não formal, contemplando as áreas artísticas, criativas e culturais em amplos aspectos, abrangendo as manifestações locais, contemporâneas e de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais (Conforme decreto presidencial nº. 6.040, 07/02/2007), de forma descentralizada e com acessibilidade comunicacional, intelectual e de mobilidade, com intuito de garantir: a) formação continuada de arte educadores nas diversas áreas do conhecimento artístico/cultural, para mediar, desenvolver e conduzir conteúdos e disciplinas artísticas, trabalhando a arte como uma área de conhecimento; b) investimento em instituições comunitárias, estaduais e federais de ensino superior tecnológico para o aumento de oferta e interiorização de cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas áreas da arte/cultura, bem como criar e fomentar escolas livres e pesquisas, através das agências estaduais de fomento, de pesquisa e extensão, do CNPq e das pesquisas cujo o objeto seja a cultura; c) incentivo a criação de cursos livres em gestão cultural para gestores, produtores, artistas e sociedade em geral; d) criar via Ministério da Cultura de uma plataforma online de recursos educacionais abertos, bem como produzir materiais didáticos editados com conteúdos referentes às culturas dos povos e comunidades tradicionais contemplando também as distintas linguagens artísticas contemporâneas; e) reconhecer as práticas culturais como formadoras de subjetividades e coletividades, valorizando os conhecimentos dos povos tradicionais, bem como das manifestações artísticas/culturais contemporâneas, favorecendo o intercâmbio entre o ensino formal e não formal; f) Fomentar a formação de agentes culturais via bolsas de estudo, pesquisas e residências culturais, bem como ampliar, equiparar com as outras áreas do conhecimento e garantir a participação do campo da cultura no âmbito do programa “Ciências sem Fronteiras” e a criação do Programa Artes sem fronteiras;.

Proposta 2.2.

Oferecer mecanismos, como editais, que ampliem a participação dos museus, bibliotecas e arquivos na política de incentivos fiscais à cultura, promovida pelas esferas federal, estadual e municipal de cultura, garantindo: a) o atendimento da complexidade envolvida no gerenciamento das entidades museológicas, biblioteconômicas e arquivísticas; b) o acesso permanente e a segurança dos acervos constituídos com investimentos provenientes de recursos públicos.

Proposta 2.3.

Ampliar os incentivos financeiros, de forma a estimular, apoiar e promover os grupos artísticos e culturais da sociedade civil e órgãos governamentais por meio de editais ou outras formas, para promoção de intercâmbio cultural, circulação de bens culturais, feiras, exposições, acervos, museus, arquivos, bibliotecas, festivais, cursos de capacitação e extensão, oficinas, residência artística, construção de espaços culturais e laboratórios de artes, tecnologia e inovação, respeitando critério de territorialidade regional dentro dos estados e contemplando: a) ações de preservação da cultura local, estimulando a circulação de bens e serviços culturais que incluam todos os segmentos e linguagens culturais, preferencialmente em espaços públicos da periferia, e das zonas rurais (assentamentos, territórios indígenas, quilombolas, ciganos e de comunidades tradicionais conforme decreto nº 6.040 de 07/02/2007); b) abertura anual de edital para a realização de projetos de intercâmbio cultural intermunicipal, interestadual e internacional, possibilitando a troca de conhecimentos e qualificação de profissionais da área; c) viabilização de passagens e bolsas para as atividades.

Proposta 2.5.

Criar políticas culturais regionais, bem como os investimentos, levando em conta os custos de todas as regiões brasileiras, com ênfase na região amazônica, a acessibilidade e a fruição; viabilizar a realização de parcerias entre municípios, povos e comunidades tradicionais; incentivar trocas de experiências, informações e registros culturais tradicionais como: rituais indígenas, festas, cultura de raiz, jogos, feiras, festivais, fóruns, conferências, exposições, gastronomia etc., por meio de intercâmbios culturais e artísticos; valorizar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente; e garantir investimentos dos Ministérios da Cultura e da Educação em programas e projetos de criação, produção, circulação, difusão e qualificação dos gestores, produtores e fazedores culturais da região Amazônica.

Proposta 2.8.

Criar mecanismos que estimulem a produção literária e didática, em especial a infanto-juvenil, fomentando publicações impressas e digitais com a temática de povos indígenas, quilombolas, povos de matrizes africanas, povos e comunidades tradicionais e afro-amazônicas (comunidades ribeirinhas e comunidades extrativistas), LGBT, pessoas com deficiência, operários/as, trabalhadores/as e movimentos folclóricos, bem como garantir a participação intergeracional e das juventudes, atentando-se para o recorte geracional e de gênero, promovendo a criação, o financiamento e divulgação de conteúdos audiovisuais e digitais, assim como a implementação de políticas de incentivo e fortalecimento de rádios, TVs comunitárias e núcleos de arte, tecnologia e inovação para que esses povos e populações promovam a divulgação de suas práticas simbólicas culturais.

Proposta 2.22.

Estabelecer parcerias entre MinC, MEC, conselhos e unidades formais e informais de ensino, no marco do fortalecimento do Programa Nacional de Formação Cultural, para: a) utilizar os mestres do conhecimento tradicional (matriz-africana, cigano, povos indígenas, descendentes de imigrantes, quilombolas, circense, entre outros) como formadores nos diversos ambientes de educação, valorizando o ensino da arte e da cultura brasileira, e garantir concursos públicos para as linguagens artísticas específicas; b) efetivar as leis já existentes do marco educacional (6.533/78, 10.639/03, 11.645/08 e 11.769/08), bem como incentivar novos marcos legais para incorporação de novos conteúdos e metodologias de natureza cultural, como a transmissão de conhecimentos orais; c) inserir e expandir a oferta da disciplina de democracia, acessibilidade e mediação cultural, respeitando as especificidades locais do território; d) garantir o desenvolvimento de projetos político-pedagógicos alinhados à diversidade das expressões culturais; e) estimular o desenvolvimento prioritário de recursos educacionais abertos e livres, garantindo a função pública e social dos saberes e fazeres culturais; f) criar programas de formação artística - cultural - cidadã específicas para a juventude.

Proposta 2.43.

Criar uma legislação específica que garanta aos povos indígenas, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais e das culturas populares, o direito difuso coletivo. As práticas e ritos são expressão da memória coletiva e base da identidade dos diversos grupos formadores da sociedade brasileira. Para que os meios e instrumentos continuem como bens coletivos nacionais, é indispensável que a legislação salvaguarde o acesso e a manipulação de recursos, naturais ou não, a partir da concessão de autoria aos grupos, como direito difuso, que possa ser transmitido às gerações seguintes que perpetuem as práticas culturais, independente de ser registrado como patrimônio cultural imaterial. Basta que seja referência cultural por sua comunidade. O Estado deve ser responsável pela fiscalização e controle do direito cultural coletivo e difuso, penalizando o uso indevido de tais recursos.

EIXO 3 - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS
Proposta 3.21.

Garantir a aprovação, sanção e regulamentação da Lei Cultura Viva, PLC 70/2013 que institucionaliza a política nacional de cultura, educação e cidadania - Cultura Viva, efetivando sua implantação com a garantia de no mínimo um ponto de cultura em cada município, possibilitando a criação de consórcios culturais intermunicipais, consolidando uma política cultural de base comunitária para fortalecer e ampliar o Programa Cultura Viva; e investir, por meio de fundo mantenedor específico para o Programa Cultura Viva, na criação de novos pontos e pontões de cultura e no fortalecimento, revitalização e consolidação dos já existentes, com atenção aos pontos indígenas, quilombolas, aos grupos de culturas tradicionais, populares, comunitários, urbanos e rurais, garantindo o cumprimento das leis de acessibilidade e considerando as seguintes necessidades: a) alterar o processo de financiamento e prestação de contas, através do cadastro nacional dos pontos de cultura, por meio de resultados e tabela de preços regionalizada, criando mecanismos de monitoramento e fiscalização com a participação da sociedade civil organizada e população em geral; b) extinguir a modalidade de convênio, simplificando os mecanismos de repasse de recursos, priorizando prêmios, bolsas e outras maneiras de financiamento e fomento; c) propiciar e consolidar o desenvolvimento profissional de artistas e produtores de cultura com capacitação e formação continuada; d) regionalização e municipalização dos programas; e) ampliação dos investimentos compartilhados entre o Governo Federal, Estados e Municípios integrantes do Sistema Nacional de Cultura e fortalecimentos das fontes de financiamento por meio de uso de recursos dos fundos de cultura, mecanismos de incentivo e renúncia fiscal, vale-cultura, bem como recursos de outras políticas e fundos públicos; f) atenção a todas as linguagens artísticas e manifestações culturais, grupos e coletivos da diversidade cultural; g) integração de iniciativas como pontos de leitura, pontos de memória, museus comunitários, ecomuseus dentre outros.

 Proposta 3.39.

Intensificar e fomentar o reconhecimento de mestres e mestras das culturas populares e tradicionais (mestres de capoeira, hip hop, quilombolas, indígenas, sábios, afoxés, jongo e griôs), por meio de certificação da Rede Certific do Ministério da Educação (de acordo com a Meta 17 do Plano Nacional de Cultura) ou orgãos afins, com ações atinentes ao IPHAN e ao Ibram, garantindo recursos financeiros para a manutenção de suas expressões artísticas e culturais, através dos editais de premiação da SCDC; intensificando e aprimorando as ações de proteção do patrimônio material e imaterial, versando sobre estudos, pesquisas e formação, apoiando estrategicamente esses processos com a aprovação da Lei de Mestres (Projeto de Lei nº 1.176/2011) e a transformação do Decreto nº 6.040/2007, que institui a Política Nacional do Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais em lei.

Proposta 3.10.

Aprovar, sancionar e regulamentar o Plano Nacional do Livro, e Leitura, garantindo a leitura como direito social, através do fortalecimento do Sistema de Bibliotecas Públicas, municipais, e estaduais, distrital e comunitárias, assegurando o acesso ao livro, à leitura e à literatura.


Proposta 3.5.

Criar, descentralizar e ampliar as redes de Pontos de Cultura, através de processo de premiação, em todos os municípios, promovendo sua articulação com conselhos municipais, estaduais, nacionais e internacionais com o objetivo de fortalecer os conselhos de cultura, os fazedores de cultura e as atividades desenvolvidas pelos pontos e democratizar a inclusão artística e o acesso à cultura para crianças, jovens, e adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Proposta 3.9.

Garantir o aumento progressivo da cota de tela dos filmes nacionais, a partir deos 30%, com ênfase às produções independentes, inserindo taxas maiores para as produções estrangeiras, de acordo com a quantidade de cópias exibidas no Brasil, respeitando as normas de acessibilidade previstas na Lei nº 10.098/2000 e ABNT 9050.

EIXO 4 - CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Proposta 4.21.

Fortalecer e fomentar as cadeias dos setores criativos, promovendo o intercâmbio regional, nacional e internacional, valorizando os setores da Economia Criativa local, garantindo o investimento e a infraestrutura de apoio para criação, produção, publicação, difusão/distribuição de Bens e Serviços Culturais (adaptadas às especificidades das diferentes Cadeias Produtivas), capacitando os agentes culturais, gerando condições de trabalho e renda, tendo como base as dimensões da sustentabilidade (econômica, social, ambiental e cultural), reforçadas por programas de conscientização e mudança de hábito e consumo/fruição, como também criar programas de incentivo ao empreendedorismo e à sustentabilidade das cadeias produtivas do setor cultural, garantindo a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade etnobiológica.

Proposta 4.26.

Fomentar a criação de linhas de financiamentos para empreendedores culturais subsidiadas com recursos do BNDES e a partir da destinação de um percentual da arrecadação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), dentre outros, bem como estabelecer parcerias do Ministério da Cultura com setores privados e públicos, principalmente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/FNDCT (Fundo Nacional do Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia) com o intuito de assegurar recursos para a pesquisa e inovação tecnológica nos setores culturais e criativos.

Proposta 4.29.

Transformar o Programa Amazônia Cultural em política de Estado que seja viabilizado com a criação do Fundo Amazônia Cultural para subsidiar a implementação e o desenvolvimento dos APLs e empreendimentos criativos, com o intuito de formar e qualificar gestores e empreendedores culturais criativos dos municípios da Amazônia Legal, em parceria com instituições de ensino públicas e/ou privadas, com instrutores e mestres detentores e transmissores do saberes e fazeres tradicionais com conhecimento da realidade regional amazônica.

Proposta 4.1.

Instituir rotas e roteiros de turismo cultural, que incluam bases comunitárias, comunidades tradicionais, povos indígenas, pontos de cultura e pontos de memória, e fomentar a criação de territórios criativos e corredores culturais, com subsídios para aquisição de imóveis, bens permanentes e de consumo, isenção de impostos federais, estaduais e municipais, qualificando a cadeia produtiva da cultura e do turismo, e viabilizando a construção de mercados e espaços de cultura criativa, para comercialização dos produtos, exposições, capacitações e oficinas, incentivando o microempresário de produtos culturais, valorizando a produção artística local e regional.

Proposta 4.5.

Promover a interação e a estruturação entre educação, cultura e turismo em escolas, bibliotecas, museus e demais equipamentos culturais por meio de programas de educação patrimonial inserindo mestres de ofícios de saberes e fazeres, com o intuito de estimular o pertencimento e valorização das identidades culturais locais e regionais.

Proposta 4.13.

Criar Programa Nacional de Capacitação, para agentes culturais e gestores públicos, inclusive a pessoa com deficiência, em nível acadêmico e/ou técnico, nas áreas de gestão, empreendedorismo e produção artístico-cultural, visando a geração de emprego e renda, a qualificação e formalização do empreendedor, a valorização das cadeias produtivas da economia da cultura e o acesso às diversas fontes de fomento e financiamento, tanto para a pessoa física como jurídica, em todas as regiões do país, em parceria com a iniciativa privada e universidades, respeitando as demandas locais e a sustentabilidade.

Proposta 4.16.

Criar e fomentar a implantação de centros de formação profissional nos setores criativos, considerando o mapeamento do potencial criativo de cada região, destinados a oferecer gratuitamente assessoria, consultoria e qualificação técnica aos empreendedores criativos, com o objetivo de planejar, orientar e implementar projetos e produtos da economia criativa; que esses centros contenham espaços para comercialização de produtos, promovendo o consumo responsável e consciente, atuando de forma integrada com as esferas de governo federal, estadual e municipal e contemplando todas as regiões; e que estejam associados à criação de portal eletrônico e elaboração de materiais gráficos e eletrônicos, a fim de divulgar seus bens e serviços, contribuindo com a mudança do comportamento de consumo da sociedade.

Proposta 4.24.

Promover articulação entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal, por meio de financiamento para projetos que atendam às necessidades culturais regionais, com ampliação de recursos federais e abertura de editais para disponibilização de infraestrutura de criação, produção, difusão/distribuição e consumo/fruição de bens e serviços criativos em municípios de pequeno porte, com projetos específicos para municípios com até 50.000 mil habitantes.

Proposta 4.32.

Possibilitar que produtores artístico-culturais, empreendedores criativos, bem como atividades culturais relacionadas aos povos indígenas, comunidades tradicionais, grupos de imigração, cooperativas de cultura e as criações culturais e funcionais, possam usufruir dos benefícios do regime de tributação Simples, dentro das Micro e Pequenas Empresas e dos Microempreendedores Individuais, reduzindo a carga tributária sobre estas atividades, sendo inseridas no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Literatura ganha espaço no festival Tomarrok 2013

 
 
O Coletivo Canoa Cultural inicia hoje as atividades do Festival Tomarrock 2013. Rola teatro, cinema, música e, lindos que só eles, programação voltada à literatura. Uma delas é um Sarau no próximo sábado (7), às 19h, no palco do Anfiteatro da Orla Taumanan, ali na beira do rio Branco. O encontro poético tem parceria com o Coletivo Arteliteratura Caimbé e está aberto a todos os poetas, declamadores e gente bonita que curte ler e falar poemas. Chega lá que vai ser uma noite gostosa.
OFICINAS

Ainda como parte do Tomarrock, a poeta Eli Macuxi ministra na quarta-feira (4), às 15h, a oficina de Poesia e Construção de textos. Será no Pontão de Cultura de Boa Vista, ao lado da escola Ayrton Senna. . No mesmo horário e data vai acontecer a oficina de Rap e Rima, com o MC Frank ensinando as técnicas do hip hop na escola São José.


MAIS OFICINAS

Na quinta-feira (5) será a vez do cordelista Rodrigo de Oliveira ministrar a oficina de Literatura de Cordel. Começa às 15h, na escola São José. No mesmo local e horário vai rolar a Oficina de Desenho, com Oswaldino Two e Marcelo Santa Isabel. As inscrições podem ser feitas on line, via site do festival: www.festivaltomarrock.com.


HQ

Na sexta (6), ainda na programação do Tomarrock, será feito o lançamento da revista de quadrinhos “Lets Rock”, produzida pelo ilustrador Armando Vítor. Às 10h, no Pontão de Cultura de Boa Vista.

Para conferir toda a programação do Festival Tomarrock, clique AQUI.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 74, de 25.11.13

PRÓLOGO
Esta semana rola lá em Brasília a III Conferência Nacional de Cultura. Gentes de todo o país vão participar como delegados e observadores das discussões. Representantes de vários segmentos artísticos e do poder público estarão lá representando Roraima. Boa sorte a todos.

Edgar Borges Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

CONPOESI
Quinze poetas foram classificados para a fase final da XV edição do Conpoesi (Concurso de poesia do Sesi Roraima), sendo sete industriários e oito da comunidade. Os textos serão encenados nesta terça (26), a partir das 20h, no auditório do Sesi, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Em seguida serão anunciados os três primeiros colocados das categorias nas modalidades escrita e interpretação. Entre os concorrentes estão este colunista seu de toda semana e os poetas Zanny Adairalba e Rodrigo Mebs.

LICENCIATURAS
Estão abertas até 15 de janeiro de 2014 as pré-inscrições nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Há vagas para os cursos de primeira e segunda licenciatura em “Letras - Língua portuguesa e Literatura” e “Letras – Espanhol e Literatura Hispânica”. Acesse www.freire.mec.gov.br e saiba mais.


PUBLIQUE

Atenção, pesquisadores: está aberto até 10 de janeiro o prazo de inscrições para a seleção de artigos científicos que serão publicados em obras pela Editora da Universidade Federal de Roraima. As temáticas devem ser voltadas para questões que envolvam multiculturalismo, identidade e transdisciplinaridade, educação e interdisciplinaridade, políticas públicas, desenvolvimento e tecnologias apropriadas, meio ambiente e saúde, direito e cidadania, ciência e tecnologia na Amazônia e pesquisa e inovação tecnológicas na região. O edital completo está aqui.


OLHARES

Na sexta (29) será lançada a revista Olhares Amazônicos. A primeira edição traz artigos dos professores e pesquisadores de universidades da pan-amazônia, como os professores Linoberg Almeida e Nélvio Dutra (da UFRR); Jack Menke (Suriname), Carlos Zárate (Colômbia) e Lodewijk Hulsman (Holanda). O lançamento será às 17h30, na nova sede do Núcleo de Pesquisas Políticas e Eleitorais da Amazônia, Campus do Paricarana. A Olhares Amazônicos será publicada semestralmente pela Editora da UFRR.

FANZINADA

A professora Roberta Fernandes Vieira organiza hoje, a partir das 9h30, na escola estadual Gonçalves Dias, uma exposição de fanzines.  A atividade integra as ações do PIBID Letras da UERR.


SARAU DO YAMIX

Pacaraima ficou poética durante a realização do VI Yamix, festival organizado pela UERR. Uma das atividades foi um sarau, que contou com a participação de poetas do grupo Máfia do Verso, alunos da UERR e moradores da Venezuela. Curte as fotos que JJ Vilela fez do evento:










terça-feira, 19 de novembro de 2013

Oficinas e rodas de conversa na Semana da Consciência Negra e Festival de Capoeira da UFRR

A Universidade Federal de Roraima promove até sexta-feira (22) a sua IV Semana da Consciência Negra e V Festival de Capoeira. O evento é gratuito e acontece no campus Paricarana.

Haverá oficinas, rodas de conversa, exposições fotográficas, oficinas e apresentações de grupos artísticos de cultura negra popular, dentre outras atividades. Confira programação completa clicando na imagem para ampliar:



Nesta terça-feira, 19 de novembro, haverá rodas de conversa e várias oficinas: Canto e dança de Moçambique, Máscaras Africanas e Capoeira com o Mestre Dunga (Minas Gerais), dentre outras atividades.

As atividades ocorrem no estacionamento do Restaurante Universitário, a partir das 19h.

Oficinas também serão promovidas em escolas públicas de Boa Vista. Os interessados em participar devem efetuar sua inscrição por meio do e-mail cultura@ufrr.br ou na sala 417 do bloco IV da UFRR.

No encerramento do evento vão se apresentar as bandas Ben Charles e Los The Os, Guy Bras e a Tribo de Jah.

Sesi divulga poemas classificados para segunda fase do Conpoesi 2013


O Sesi Roraima divulgou nesta terça-feira (19) a relação de poemas classificados para a segunda fase do XV Conpoesi, o concurso de poesia mais antigo do Estado.

Na modalidade escrita, sete poemas foram classificados na categoria industriário e oito na categoria comunidade. A próxima fase é a da modalidade interpretação, marcada para o dia  26 de novembro, às 20h, no Auditório do SESI, avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, com entrada franca. Nesta data serão divulgados os ganhadores de 2013.

Os poemas foram escolhidos com a ajuda de um jurado residente em Roraima e dois de fora do Estado. Foram inscritas 83 poesias nas duas categorias.

Na categoria comunidade, este blogueiro identificou seis dos oito participantes: ele próprio e os poetas Zanny Adairalba, Adília Quintelas, Victor Matheus Mattos, Francisco Alves e Rodrigo Mebs.

Veja a lista de poesias e o pseudônimo usado pelos autores classificados:

Categoria Industriário
PSEUDÔNIMO
POESIA
Borboleta Azul
Borboleta
Cara Melo
Traição e Suicídio
Coriapu
Revolta
O Poeta Diferente
A Geringonça Informatizada
Paraná do Suapi
A Casa Amarela
Rafa
Roraima um Pedaço do Céu
Romântico
Verdade ou Ficção

Categoria Comunidade
PSEUDÔNIMO
POESIA
Basheva
Minha Mãe, a Mulher de Lot
Cavalo Alado
A Paixão
Eva
Cortejo
Impressionado
Transbordar
Incauto
Escultura Inacabada
Kal-el
Inania Verba
Lunna Luppo
Algoz
Montinegro Del Toro
Ávida Vida



Clique e veja a cobertura das finais dos Conpoesi nos anos 20122011 e 2010