sábado, 14 de dezembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 76, de 14.12.13

PRÓLOGO

Salve, povo bonito. Chegamos na reta final de 2013, a partir de agora aos sábados novamente. O ano registrou muita atividade literária em Roraima, principalmente no que diz respeito a lançamentos de livros e saraus extra-escolas. Algumas pessoas dizem que foi tudo muito bacana, que isso representa um momento próspero do setor no Estado. Eu até concordo no começo, mas faço questão de apontar que quase tudo foi feito sem o respaldo de políticas públicas locais para o segmento. Tomara que em 2014 o Governo e as prefeituras comecem a caminhar mais perto da sociedade e criem mecanismos de incentivo à leitura, à literatura e ao livro.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), iniciou o projeto Mais Bibliotecas Públicas, que prevê mobilizações a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no Brasil, visando que todo município brasileiro tenha ao menos uma biblioteca pública em funcionamento, conforme o estabelecido na meta 32 do Plano Nacional de Cultura. impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto aqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja em iminência de fechar. Saiba mais em http://snbp.bn.br/.

+ BIBLIOTECAS

No site do SNBP é possível acessar a lista com das bibliotecas públicas de Roraima. Seria bacana que você, que mexe com isso, olhasse para checar se alguma informação está incorreta, se estão funcionando mesmo, essas coisas.

 CONTAÇÃO

Estudantes de 18 escolas da Capital participaram semana passada do II Festival de Contação de Histórias, organizado pela Secretaria Estadual de Educação. 

LIVROS ESTUDANTIS

A escola estadual Francisca Élzika promoveu uma noite de autógrafos para o lançamento da segunda edição do livro “Produzindo textos na sala de aula”, coletânea de 94 textos que foram escolhidos pelos professores em meio à produção dos alunos, realizada ao longo do ano letivo dentro da disciplina de Língua Portuguesa.

GURU DA FLORESTA

O escritor José Vilela esteve na OAB RR para lançar seu 11º livro, intitulado "O Guru da Floresta", inspirado num conto indígena. A obra está sendo vendida nas Livrarias Saber, Nobel e na livraria da UFRR. Vilela, de camisa xadrez, divide a foto com Jorge Fraxe e Teresinha Muniz, presidente e tesoureira da OAB; e com Magnólia Rocha, presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer
 
PROJETO MEMÓRIA

Outra escola estadual que editou e lançou livro na semana passada foi a Barão de Parima, que fez a culminância do projeto literário educacional-estudantil 2013 publicando um apanhado histórico com o perfil de todos os gestores da unidade.

SARAU NA UERR

Música, coral e danças juninas, carimbó e country foram apresentadas no IV Sarau Literário da escola estadual Maria dos Prazeres Mota, que aconteceu na Universidade Estadual de Roraima (UERR). O tema do evento foi “Brasil: aquarela de culturas” e teve participação de cerca de 80 alunos.

CULTURA DE DIREITOS HUMANOS

Durante o Fórum Mundial dos Direitos Humanos foi lançada a coleção "Por uma cultura de direitos humanos", parceria da Secretaria de Direitos Humanos com a UNESCO.  A série de cadernos está disponível para download aqui: http://bit.ly/1c1mh8N.


AMOR PARA QUEM ODEIA

Esse é o título do primeiro livro da poeta Elimacuxi e o terceiro da coleção cooperativada do grupo Máfia do Verso. O lançamento foi semana passda, durante a última edição em 2013 do sarau organizado pela professora Aline Cavalcante no IFRR de Boa Vista. Confere as fotos da JJ Vilela:

 

Turma que organiza, anima e leva em frente o sarau  do IFRR


Juventude linda que faz rock e estava lendo textos dos livros “Amor para quem odeia”, de Elimacuxi, e “Por amor ou por vício”, de Rodrigo Mebs



Sarau teve participação de mais de 70 pessoas


O fotógrafo Jj Vilela, autor da foto da capa do livro de Elimacuxi, que colocou a obra para venda nas livrarias Saber, Nobel e da UFRR


Além das leituras de poemas, sarau teve momentos musicais com os alunos do IFRR


Do grupo Máfia do Verso, o poeta Roberto Mibielli declamou textos de seu livro “Par T ilha”

Atenção a quem lê,seja em livro ou tablet


Nenhum comentário:

Postar um comentário