segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coluna Rede Literária, , edição # 49, de 27.05.13


PRÓLOGO

Entre os dias 26 e 29 de setembro o Governo Federal realizará a terceira Conferência Nacional de Cultura, que traz como tema geral "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". 

Municípios e Estados que aderiram ao SNC (Sistema Nacional de Cultura) ou não mas que têm interesse em discutir o avanço de políticas públicas no setor também devem realizar as suas conferências para escolher delegados e mandar à Brasília. A coluna enviou e-mail na segunda-feira (20) para as assessorias de imprensa da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura de Boa Vista perguntando quais as datas previstas para as suas respectivas conferências. Até as 17h30 de sexta-feira (24), quando a coluna foi fechada, nenhuma resposta foi enviada. De isto deduzo: ou não vão realizar ou estão ainda perdidos nas prévias da organização. Tomara que seja a segunda opção.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar

AINDA SOBRE A CONFERÊNCIA

A 3a Conferência Nacional de Cultura será precedida pelas seguintes confererências: I) Municipal ou Intermunicipal, que deve ser realizada até o dia 14 de julho de 2013; II) Regional ou Territorial, até o dia 1 de setembro de 2013; e II) Estadual e Distrital, até o dia 15 de setembro de 2013. Caso haja em Roraima, os delegados que participarem vão discutir os temas Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbóblica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

MAIS CNC

Na última conferência, realizada em 2010, o povo da área literária foi o único a ter um documento já definido listando ações que devem ser realizadas para desenvolver o setor. Para os interessados em lê-lo, vai o endereço: www.pnll.gov.br. Também é bom ler as metas do Plano Nacional de Cultura. Aqui, o link para baixar o material em PDF ou ler online.

E PARA FECHAR O TEMA

Além de querer saber das datas das conferências, foi perguntado às assessorias de imprensa da Secult e da PMBV em que estágio estão os trabalhos de criação dos planos estadual e municipal  de  Livro, Leitura e Literatura, ação fundamental para orientar as políticas públicas no setor. Também não houve resposta durante a semana passada.  

VISUAL

Obra, de Hugo Pontes, poeta visual há mais de três décadas


CONCURSO LITERÁRIO

Estão abertas até 30 de agosto as inscrições no concurso Talentos da Maturidade, que pretende incentivar a produção e a memória cultural de pessoas com 60 anos ou mais. Além de literatura, haverá premiações para os melhores trabalhos em Artes Plásticas, Música Vocal, Fotografia e Dança de Salão. Confira o regulamento e as premiações em www.talentosdamaturidade.com.br.

CONTO

Afogamento

Displicentemente, tira a roupa. O maiô preto fica. A touca, displicentemente jogada na cabeça. Displicentemente, atira-se na água. Uma braçada, duas braçadas, três, respira. Uma braçada, duas, três, respira. Uma, duas, três, respira. Vira, volta. Uma, duas, três, respira. Uma, duas, três, respira. Fim. Vinte mergulhos. Tudo de novo. Cada braçada é um problema - cada respiração, uma solução. Braçada, respiração, braçada, respiração.. Uma, duas, três, quatro, cinco.. Seis.. Dez.. Onze.. Dessa vez não houve mais respiração.

Conto de Bianca Quintella. Leia mais dela em http://www.biancaquintella.blogspot.com.br.


PEDRAS QUE FALAM

Escrever palavras animadoras em pedras e espalhá-las pelo mundo é a proposta do projeto Word Rocks, criado pela nos EUA pela brasileira Carolina Arêas e seu filho Antônio. A ideia foi bem aceita e replicada em várias países. Já foram encontradas pedras no Brasil, na Espanha, Inglaterra e até na Coreia do Sul e na Croácia. E você, quer espalhar alegria por aí, seja em inglês ou português?

PARATY

Você, car@ leit@r que tem férias e dinheiro, está com agenda vaga para julho? Então que tal se mandar para a Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece os dias 3 e 7 de julho e homenageia Graciliano Ramos? A programação já foi definida e pode ser consultada no site www.flip.org.br.  

LANÇAMENTOS


Três obras técnicas foram lançadas semana passada, durante a Feira da Indústria de Roraima: o Guia Turístico do Tepequém, com texto de Joaci Freitas e arte de Taylor Nunes, os moços da foto. Também foram lançados o Guia de   Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas, o Panorama da Indústria de Roraima e o Catálogo de Joias do Estado de Roraima. 

SUPLEMENTO
Desde 2009 o Diário Oficial de Pernambuco publica um suplemento literário recheado de material muito bom. São entrevistas, textos, análises críticas e um outro tanto de material que pode ser consultado no site www.suplementopernambuco.com.br

AUTÓGRAFOS


Agenda aí para o próximo domingo (2): Marcela Marques Monteiro, na foto com seus pais, convida todo mundo para uma sessão de autógrafos de seu livro Inia -Uma aventura amazônica. Será na Casa do Neubêr, a partir das 18h, com entrada franca e o som bacana da banda Supernova. 


INVASÃO GRÁFICA

Sabe a história da impressão cara em Boa Vista e a encomenda de impressos em outras cidades para baratear custo? Então, o mesmo está acontecendo em relação ao Brasil e China. Para diminuir gastos, variás editoras estão imprimindo suas obras do outro lado do mundo. A ideia é reduzir pela metade o custo de produção. O país importou 13,5 mil tonelados de livros em 2012. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) já se mexeu e quer do governo uma política mais protecionista. 

ILUSTRAÇÕES

Uma das obras do artista plástico gente boa Marcelo Santa Isabel, que você encontra no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário