segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 51, de 10.06.13


PRÓLOGO 

Oi, gente linda. Vai aí mais uma edição da coluna. Espero que aproveitem e vejam que a semana está bacana que só. Um beijo rápido que o mundo corre.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesdgar

VISUAL

Obra do poeta Ronaldo Azeredo (1937-2006)


CONCURSOS LITERÁRIOS

10º Prêmio SESC de Literatura (2013/2014)
Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos / Contos e Romances
b) Inscrição em dua etapas (online e correios)
c) Premiação:Publicação e distribuição pela editora Record
d) Prazo: 31 de Julho de 2013


POESIA
Dois autores de Boa Vista receberam menção honrosa no terceiro concurso literário das Farmácias Pague Menos. Um deles é Edgar Borges, este que lhes escreve toda segunda e que ano passado recebeu o prêmio de quinto lugar. A outra agraciada foi Patrícia Moreira Herksedek. 

FBN
A Fundação Biblioteca Nacional lança edital para oferecer apoio financeiro à editoras e instituições culturais estrangeiras com o objetivo de promover a participação de autores brasileiros em eventos literários no exterior. Confira no portal: http://www.bn.br/portal/.

ESPANHOL

Jociane Gomes de Oliveira, acadêmica do segundo semestre da licenciatura em Letras na UERR, teve um trabalho aprovado para ser apresentado no XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol.  Intitulado “Educação a distância e as tecnologias de formação e comunicação no processo ensino-aprendizagem em língua espanhola na Universidade Virtual de Roraima”, a pesquisa é orientada pela professora Iris Anita Fabián Ramírez. 



DEDUÇÃO
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o projeto de lei do Senado (PLS 549/11) que autoriza a dedução no Imposto de Renda dos gastos com aquisição de livros técnicos. A proposta partiu do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e só vale para pessoas físicas. Além disso, os livros têm que abordar assuntos específicos da área de atuação do profissional. Também estão incluídos no projeto os livros didáticos, inclusive os comprados pelo contribuinte para os dependentes dele. Com a aprovação em caráter terminativo na CAE, a proposta não precisa ser votado no Plenário do Senado, para seguir à Câmara dos Deputados.


EDITAL NA UFRR
A Editora da Universidade Federal de Roraima recebe até o dia 14 artigos científicos de professores efetivos da instituição.  O material vai compor um livro abordando o multiculturalismo (etnia e gênero), meio ambiente e saúde, direito e cidadania, educação e interdisciplinaridade, políticas públicas, desenvolvimento e tecnologias apropriadas na região. Baixe o edital  em http://ufrr.br/editora/.

FALE
De quinta a sábado (13 a 15) será realizado na UFRR o 24º Fórum Acadêmico de Letras (FALE), evento promovido pela Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL). Participam estudantes, conferencistas e convidados do Brasil, Honduras, Holanda, Venezuela e Guyana. Para outras informações acesse http://24faleufrr.com.br/.

REVISTA AMBIENTE
A Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, editada pela Universidade Estadual de Roraima,  está recebendo originais tanto de professores quanto de acadêmicos para publicação. Podem ser enviados textos nas seguintes áreas : Linguagens e Artes, Ciências Humanas; Ciências Socialmente Aplicadas; Ciências Exatas e Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde. Acesse o site da revista


LANÇAMENTO

Nesta sexta-feira (14), às 20h, o escritor Bruno Garmatz espera todo mundo no Palácio da Cultura para o lançamento de suas três novas obras: O Homem de Barlovento, Escolhas Erradas (romances) e Monte Roraima: a morada de Makunaima, com mais de 450 fotografias, além de textos informativos em três idiomas sobre Roraima, Venezuela e Guiana. Para contatar o autor e reservar os seus exemplares, ligue 9124 7080 ou escreva para brunogarmatz@gmail.com. Até sexta pode ser conferida no hall do Palácio uma exposição com 23 fotografias que fazem parte do livro.









CORDEL ESTUDADO

Ana Fabyely Kams, acadêmica de Letras, apresentou esta semana, durante o congresso de filosofia da UERR,  o trabalho “Literatura de Cordel e a equivalência do oral e escrito: a poesia como manifestação popular”, baseado no primeiro capítulo de sua monografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário