segunda-feira, 24 de junho de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 53, de 24.06.13

PRÓLOGO

Voltamos. Como toda segunda-feira. Como toda semana. É uma rotina feita para você. Espero que curta e que mande notícias.
Beijos literários e se liga nas programações desta semana. Qualquer coisa manda e-mail ou deixa recado no blog da coluna.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar

VISUAL



Poema visual de Avelino Araujo. Mais em www.avelinodearaujo.com.br


ALTO ALEGRE


A Universidade Estadual de Roraima realiza nesta segunda o I Seminário em Educação, Ciências e Meio Ambiente do campus de Alto Alegre, juntamente com o II Encontro do curso de Letras da instituição.  Haverá salas temáticas, palestras e cursos. Este colunista estará lá, falando em nome do Coletivo Arteliteratura Caimbé sobre "Redes culturais: diálogo sobre ativismo cultural e literário".

HUMOR



Concorrendo com 600 obras, a charge “Fofocas”, do  ilustrador Sérgio Paulo , foi uma das 60  escolhidas na primeira etapa de seleção dos trabalhos do 5º Salão Medplan de Humor.  Os grandes vencedores serão conhecidos dia 7 de julho.  Para ver mais trabalhos do artista, acesse www.facebook.com/sergiopaulocharges.

BOLSA-ARTISTA 
A Comissão de Cultura da Câmara aprovou este mês o projeto de lei que institui a Bolsa-Artista.  Destinada à formação e ao aprimoramento de artistas amadores e profissionais em literatura, música, teatro, artes visuais e audiovisuais, a bolsa será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais. O valor será definido em regulamento. O projeto segue para análise conclusiva das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania em regime de prioridade.

JUNINA

A poeta e cordelista Zanny Adairalba, premiada recentemente no Festival de Música Canto Forte, foi uma das compositoras da melodia do jingle do arraial Boa Vista Junina, que acabou ontem. Além disso, fez as letras e melodias das músicas das quadrilhas Arrastão Caipira e Zé Monteirão. Em parceria com o letrista David de Paulo, também fez a música da quadrilha Garranxê.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Na próxima sexta-feira (28) tem sessão de autógrafos a partir das 19h na Livraria Saber com o fotojornalista e escritor Bruno Garmatz, que assina as obras O Homem de Barlovento, Escolhas Erradas (romances) e Monte Roraima: a morada de Makunaima, com mais de 450 fotografias, além de textos informativos em três idiomas sobre Roraima, Venezuela e Guiana. 


NO LANÇAMENTO

Defensor Oleno Matos (E) participou do lançamento dos livros do escritor Bruno Garmatz no dia 14 (Foto: Reynesson Damasceno)
MÚSICA E LIVROS

O Sesc/RR realiza na sexta-feira (28)  a primeira edição do projeto Bibmúsica. Às 9h e às 15h, na Biblioteca do Sesc Mecejana, haverá apresentações de alunos  da escola da instituição tocando flauta doce. A entrada é franca e o evento deve acontecer mensalmente também na biblioteca Afonso Rodrigues, Centro.

SORRISOS
A jornalista Vânia Coelho também prestigiou a sessão de autógrafos dos livros de Bruno Garmatz (Foto: Reynesson Damasceno)


REUNIÃO 
 
Integrantes das cadeias Criativa, Mediadora e Produtiva do Setor do Livro, Leitura e Literatura em Roraima estão convidados para uma reunião no próximo sábado (29), das 10h às 12h, no Centro Multicultural da Orla, rua Floriano Peixoto, Centro. As pautas são a preparação para a II Conferência Municipal de Cultura, marcada para 12 e 13 de julho; e a organização de pautas a serem encaminhados aos órgãos públicos para elaboração de políticas culturais para o setor.

CONFERÊNCIA DE CULTURA NACIONAL

O Diário Oficial da União da última sexta publicou a Portaria nº 52  definindo os períodos de realização das etapas que antecedem a 3ª Conferência Nacional de Cultura (3ª CNC) que acontecerá entre 26 e 29 de novembro, em Brasília.  Até 11 de agosto deverá ser realizada a etapa municipal ou intermunicipal; até 15 de setembro terá que ser feita a etapa regional ou territorial; e a etapa estadual e distrital será realizada até o dia 29 de setembro. Saiba mais em www.cultura.gov.br/3cnc.

ESCRITORES
Pesquisador Joacir Freitas,  autor de várias obras, e seu colega Bruno (Foto: Reynesson Damasceno)


Nenhum comentário:

Postar um comentário