segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 50, de 03.06.13


PRÓLOGO

Gente linda! Estamos aqui pela 50a semana consecutiva (tirando uma em que estava muito doente) trazendo a coluna Rede Literária para vocês que querem ler notícias sobre literatura, livro e leitura. Espero que curtam, mostrem para os amigos e mandem suas notícias para que o espaço fique cada vez mais recheado de informações. Ah, outra coisa, terça-feira agora é meu aniversário. Quem quiser mandar presente, pode deixar na redação da Folha. Eu pego e agradeço depois. Hahahaha. Beijos a tod@s.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar


VISUAL
“Regadora-planta”, obra de Toni Prat. Veja mais em www.poemesvisuals.com.

CONCURSOS LITERÁRIOS

Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento
Informações:
a) Concurso de Crônicas
b) Tema: Amor
c) Premiação:1º: R$1.000,00 / 2º e 3º: R$100,00
d) Prazo: 28 de Junho de 2013
e) Regulamento: http://migre.me/eMMvF


POEMAS NA FILOSOFIA

A UERR realiza nesta semana no campus Boa Vista um congresso de Filosofia. Além de discutir Kant, Rousseau e outros, a programação inclui um sarau promovido em parceria com o Coletivo Arteliteratura Caimbé nesta quarta-feira (5), às 20h. Estão confirmados os poetas Zanny Adairalba, Rodrigo Mebs, Adília Quintelas e este que vos escreve todas as segundas.  

CORDEL NA FILOSOFIA

Ainda como parte do congresso de filosoria, na sexta, às 8h30, será realizada uma mesa em que a acadêmica do curso de Letras da UERR Ana Fabyely Kams vai apresentar o trabalho “Literatura de Cordel e a equivalência do oral e escrito: a poesia como manifestação popular. 

PRÊMIO CAMÕES
O escritor e biólogo moçambicano Mia Couto foi escolhido vencedor do Prêmio Camões de 2013 e receberá 100 mil euros. Criado por Portugal e Brasil em 1989, o prêmio é o maior de língua portuguesa. Em 2012 o brasileiro Dalton Trevisan foi o agraciado. (Foto: Cato Lein )









MOTIVAÇÕES

10 motivos bons para você ler mais ou simplesmente ler (Extraído do site Universia):

1. Estímulo mental
2. Redução do estresse
3. Aumento do conhecimento
4. Expansão de vocabulário
5. Desenvolvimento da memória
6. Habilidade de pensamento crítico
7. Aumento de foco e concentração
8. Habilidades de escrita
9. Tranquilidade
10. Entretenimento a baixo custo.

MANUAL PARA JORNALISTAS

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) lançaram o guia “Manual de Direito Penal para jornalistas – Material de apoio para coberturas criminais”, publicação destinada a estudantes e profissionais do jornalismo. Além de ter sido distribuído em versão impressa, o Guia está disponível gratuitamente online para os interessados neste link.












BRAILE

Projeto de lei que prevê regulamentar as profissões de transcritores e revisores de textos em braile - sistema de escrita em relevo que permite o acesso de deficientes visuais e auditivo à leitura e à comunicação, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e agora será remetido à apreciação da Câmara dos Deputados.

AMAZON FAN FICTION

A Amazon anunciou que lançará uma ferramenta para a comercialização de "fan fiction". O sistema se chama Kindle Worlds e , inicialmente, permitirá vertentes somente das séries "Gossip Girl", "Pretty Little Liars" e "The Vampire Diaries". Ainda não há uma data definida para o lançamento. Os autores distribuídos pela ferramenta seriam remunerados proporcionalmente à vendagem de suas obras.

NOVOS PROFISSIONAIS 


Olha aí os novos formados do curso de Letras da UFRR:  Helouise Perroni (francês), Suselai Ambros (francês), a poetisa Jacinta Santos (francês), Kalhianne Alves (inglês), a também poetisa Sony Ferseck (inglês) e Suraj Khemraj (francês). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário