segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 68, de 14.10.13

PRÓLOGO

Gente bonita que só, fica ligada que esta semana a XXI Feira de Ciências de Roraima está recheada de programação cultural e literária. É bom perceber que os organizadores de eventos públicos já estão valorizando a participação dos escritores, criadores e outros agentes literários. Que a onda nunca baixe.

Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar



VISUAL
Obra de Jaum Bello. Veja outras muitas em www.jaumbello.wordpress.com.


 NOBEL

O Prêmio Nobel de Literatura de 2013 será entregue à escritora canadense Alice Munro, de 82 anos, caracterizada pelo secretário da Academia Sueca Peter Englund como "mestre do conto contemporâneo". Ela é a décima terceira mulher a receber o prêmio.


EaD
Na última sexta teve início na Univirr o módulo zero do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, na modalidade a distância. Os alunos estudam nos polos dos municípios de Caracaraí, Iracema e Pacaraima.

Norte
meu pássaro sente saudade de migrar para o norte, mergulhar atrás de peixes num rio branco como a paz, sentir o sol num igarapé límpido. sou esta ave alada, já sem cores cinza ou negras, amadurecida de raios solares, com um prisma de asas abertas num colorido todo seu. vai minha ave! segue sem chorar até a toca, em que a segurança lhe aguarda para a realização dos teus sonhos e do teu tanto de amar.

Texto de Roberta Cruz, autora do livro 'Um tom para a poesia'.

BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

Estão abertas até quinta, 17 de outubro, as inscrições no Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura -2013, que tem o objetivo ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro. Serão selecionadas 100 propostas e cada uma delas receberá um prêmio de R$ 32.000,00. Confira os eixos: Ação Cultural; Aquisição de Bens; Serviços; Formação de pessoal; Mobilização; e Manutenção. Baixe aqui o edital: http://snbp.bn.br.


XV COMPOESI

O Conpoesi, mais antigo dos concursos de poesia do Estado, recebe inscrições até o dia 25 de outubro. Autores das categorias industriário e comunidade podem participar. A premiação totaliza R$ 6.000,00. Leia o edital no site www.sesiroraima.com e corra para se inscrever.


PARA PUBLICAR

Quer saber um dos caminhos para publicar o seu livro? Então acessa o link http://bit.ly/154OpUl, confere uma matéria bem didática da Folha de S. Paulo sobre o assunto e depois arrisca. Se conseguir publicar, manda-me um exemplar.

TRÂNSITO



Do ilustrador Igor Tadeu (www.igortadeu.blogspot.com.br).

BLOG DOS INDÍGENAS

A revista Fórum abriu espaço para publicação de textos, fotos, vídeos, áudios e ilustrações feitas por indígenas e descendentes. Caso seja de seu interesse saber qual é a história e talvez participar, acessa www.revistaforum.com.br/blogdosindigenas.

LANÇAMENTO

 
Os poetas Roberto Mibielli e Sony Ferseck fizeram na semana passada, durante a XI Semana de Letras da UFRR, o lançamento conjunto de suas respectivas obras "Par T ilha" e "Pouco Verbo”. Na foto, estão com Sheila Praxedes e Marcelo Perez. Todos são integrantes do grupo literário Máfia do Verso. Os livros estão à venda nas livrarias Saber e UFRR.

BARCA DAS LETRAS



A biblioteca itinerante Barca das Letras desembarca esta semana na XXI Feira de Ciências de Roraima para trazer muita alegria e brincadeiras a quem passar pelo parque Anauá de quinta (17) a sábado (19). Esta é a segunda vez o educador Jonas Banhos vem ao estado. Para saber mais de seu trabalho, acesse www.barcadasletras.blogspot.com.br/


ENCONTRO DOS CORDELISTAS


Pelo terceiro ano consecutivo o Coletivo Arteliteratura Caimbé, em parceria com a Universidade Estadual de Roraima, realizar na Feira de Ciências um Sarau e o Encontro dos Cordelistas. Será na sexta-feira (18), das 17h às 18h. Se você é poeta do repente (ou não) chegue lá no Forródromo do parque Anauá e declame as suas obras. A turma está te esperando.