sábado, 5 de janeiro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 30, de 05.01.13

PRÓLOGO

Olá, turma linda que curte literatura. Chegamos à primeira edição da coluna em 2013 e a 30a desde que começaram os trabalhos. Eu faria uma festa para vocês mas a grana tá curta e prefiro gastar comprando livros. Fora isso, vamos nessa que o ano pode ser o que vocês se esforçarem que seja, tanto para o bem como para o mal. E lembrem-se: comprem livros de autores locais e fortaleçam a nossa cena. Beijos literários!

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com


SEM ACORDO

Ficou para 2016 a implantação definitiva do novo acordo ortográfico, conforme decreto assinado pela presidente Dilma e publicado no final de 2012. As novas regras foram adotadas desde 2008 e deveraim vigorar a partir de 1º de janeiro. Ou seja, quem ainda não as aprendeu terá mais três anos para isso.

OPERCOURSE

Querendo ler o que os graduandos da Unicamp estão estudando? Então acessa www.ocw.unicamp.br e terás acesso gratuito ao material didático (fotos, animações, apostilas, vídeos, e apresentações) de 12 disciplinas da instituição, tudo disponibilizado pelo projeto OpenCourseWare (OCW), sob a licença pública Creative Commons.

LIMITAÇÕES


Projeto de lei que limita em 25 o número de alunos em sala de aula, aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado em decisão terminativa, foi encaminhado para a Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, as turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental deverão ter no máximo 25 alunos. Já as classes das demais séries do ensino fundamental e as do ensino médio, segundo determina o projeto, deverão ter até 35 alunos.

PARA NEGROS


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) está com inscrições abertas em três editais voltados para criadores e escritores negros:  Pontos de Leitura, Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros e Apoio a Pesquisadores Negros. Se você é negro ou pardo, acessa www.bn.br, leia os documentos e veja como participar.

MACHADO



O site www.machadodeassis.net disponibiliza romances e contos de Machado de Assis com notas em forma de links e explicações sobre todas as citações e alusões do texto. Muito bom para entender o ambiente que Machado escrevia suas obras. O site é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido na Fundação Casa de Rui Barbosa.


MACUNAIMA


A Universidade Estaddual de Roraima lançou uma nova edição da revista científica "Ambiente: gestão e desenvolvimento". Um dos artigos é um estudo das narrativas sobre o mito de Macunaim, escrito pelo professor Devair Fiorotti. Dá uma checada no link.

PORTUGUÊS

O Núcleo de Estudo de Línguas Estrangeiras da UFRR abriu 15 vagas no minicurso de Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros. As inscrições são gratuitas e terminam na próxima terça (8), por meio do email nucele@ufrr.br. O público-alvo são alunos dos cursos de icenciatura ofertados pela UFRR, prioritariamente das habilitações em Letras. As aulas serão nos dias 8, 16 e 23/01/13, das 8h às 12h.

OUTRAS LÍNGUAS

 O Nucele também lançou o edital para matriculas no semestre 2013.1 para alunos novatos e veteranos nos cursos de espanhol, francês, inglês, mandarim e PLE. Serão oferecidas 20 vagas por nível de cada curso. As aulas começam dia 11 de março. Leia o edital neste endereço www.nucele.ufrr.br.

POEMANÇA




Poema publicado dia 3 no blog Folhinha Poética, que todo dia lança um novo texto. Muito legal!

SIM OU NÃO?


'Mulher e livro, emprestou, volta estragado.'

Stanislaw Ponte Preta

REMUNERAÇÃO PARA LEITORES

O empresário Francis Maris Cruz, presidente do Grupo Cometa, rede de revendas de automóveis e motos no Norte e Centro-oeste, incentiva o crescimento intelecutal de seus funcionários de uma maneira inusitada: se o sujeito ler um livro por mês e apresentar uma resenha, receberá um 14º salário. Além disso, montou uma biblioteca com 200 livros em cada uma de suas lojas.Bacana, né?

CORDELISTA



A poeta Zanny Adairalba disponibilizou mais cordeis de sua autoria no site Recanto das Letras. Agora são 16 obras que podem ser lidas online. Prestigia a nossa literatura de cordel indo aqui

 

POLÊMICA





Pela obra 'Carlos Drummond de Andrade: Poesia 1930-62', publicada em 2012 pela Cosac Naify, o falecido poeta recebeu o prêmio Literário da Biblioteca Nacional. O problema é que somente autores vivos poderiam participar. Segundo os jurados, não era de sua alçada questionar a legitimidade da inscrição. A FBN suspendeu a homologação dos vencedores está suspensa até a análise dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário