Esta semana foi sancionada a lei que cria a Secretaria Estadual de Cultura e anunciado que o gestor da área será Marcos Porto, atual diretor da Divisão de Cultura. Como ativista cultural e escritor, desejo sorte e extrema dedicação ao trabalho de gerar e implementar políticas públicas sérias, democráticas e transparentes para o setor literário. Também sugiro que criem um site ou blog em que possam ser obtidas todas as informações sobre os trabalhos desenvolvidos. Afinal, se é para mudar, que seja uma mudança para melhor.
Edgar Borges
www.twitter.com/borgesedgar
culturaderoraima@gmail.com
POLÍTICAS
Como sugestão para a equipe da Secretaria Estadual de Cultura, o blog Cultura de Roraima disponibilizou para visualização um vídeo produzido pelo Governo de Pernambuco em que se fala das políticas públicas para a área do livro, leitura e literatura. Vale para saber o que anda sendo feito pelo Brasil neste setor:
#BIBLIOTOMADA
Esta foi a tag que coletivos de estudantes da Espanha usaram esta semana para divulgar no Twitter a ocupação de bibliotecas públicas e reivindicar a sua abertura 24 horas ao menos durante o período de provas. Com o lema "A cultura nunca dorme, recupera tua biblio", a ocupação também foi um protesto contra a crise no continente europeu.
POESIA
George Farias cantou e declamou poemas de seu livro Dança dos Sinos no II Sarau DoQuintal, realizado sexta passada. (Foto: Edgar Borges) |
Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. Se você quer autopublicar um livro e está dispensando a ajuda de editoras, dá uma olhada no site para saber como funciona: www.isbn.bn.br.
FEIRA DA FRUTA
Se você gosta de blogs, palavrão, humor escrachado e Batman, então esta dica é para você: acesse www.batimahq.blogspot.com.br e curta a homenagem que 22 artistas fizeram ao filme Batman – Feira da Fruta, redublagem feita há 31 anos de um episódio do seriado Batman dos anos 1960. Não é recomendável para puristas.
MÚSICA
Vinicius Tocantins apresentou as músicas do EP Equilibrium durante o II Sarau DoQuintal (Foto: Edgar Borges)
|
Estreou nos EUA o longa “Austenland”, que conta a história de uma fã de Jane Austen que gasta todas as suas economias para ir viver num parque temático britânico que reconstrói o universo dos livros da autora de obras como Orgulho e preconceito e Razão e sentimento. Um filme de 2007, O Clube de Leitura de Jane Austen, também aborda o universo da escritora.
BANCA
Além de poder ouvir música e poemas, o público do Sarau DoQuintal pode comprar obras da literatura local (Foto: Edgar Borges) |
FELICIDÁRIO
Felicidário é um calendário e dicionário com 365 definições ilustradas e práticas de felicidade. Acessa e vê como ser feliz: www.felicidario.encontrarse.pt.
DUPLA
Música e poesia foram apresentados por JJ Vilela e Eli Macuxi no II Sarau DoQuintal (Foto: Edgar Borges)
|
Pesquisa apontou Belo Horizonte como a cidade onde mais se lê no Brasil. Segundo a Target Group Index, do Ibope, 41% dos belo-horizontinos leram pelo menos um livro nos últimos trinta dias. O número é igual ao registrado em Porto Alegre e maior do que a média nacional, de 33%. Das cidades pesquisadas, Brasília aparece na sequência, com 37%. Depois aparece Curitiba, com 34%, Rio de Janeiro e São Paulo, ambos com 33%.
PORÉM...
Vale destacar que a pequisa Target Group Index foi realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
DE RONDÔNIA
A poeta rondoniense Gabi Amadio também participou do Sarau DoQuintal (Foto: Edgar Borges)
|
FACEPÁGINA
O Coletivo Arteliteratura Caimbé, um dos organizadores do Sarau DoQuintal, cujas fotos colocamos na página de hoje, estreou nesta semana a sua página no Facebook. Clique www.facebook.com/ColetivoCaimbe e curta para acompanhar as atividades do grupo.
OS DOQUINTAL
Organizadores do Sarau DoQuintal: Bebeco Pujucan e Edgar Borges, este que todo sábado lhes traz a coluna (Foto: Kalyua Vasconcelos)
|
A Livraria Saber oferece neste sábado uma atividade focada em crianças: às 10h e às 11h quem estiver por lá poderá ouvir uma contadora de histórias apresentando a obra "A Cidade dos Bichos", escrita por Arlette Piai e ilustrada por Nilton Bueno. Infos: 3624 12 21.
NORMAS
Reitora Gioconda Martínez e a equipe da Biblioteca Central da UFRR, que esta semana lançou o seu Manual de Normas para Apresentação dos trabalhos técnico-científicos (Foto: RC Caleffi) |
Charles Bukowski escreveu um poema dando explicações sobre como ser um grande escritor. Veja se concorda com ele:
Como ser um grande escritor
você tem que trepar com um grande número de mulheres
belas mulheres
e escrever uns poucos e decentes poemas de amor.
não se preocupe com a idade
e/ou com os talentos frescos e recém-chegados;
apenas beba mais cerveja
mais e mais cerveja
e vá às corridas pelo menos uma vez por
semana
e vença
se possível.
aprender a vencer é difícil -
qualquer frouxo pode ser um bom perdedor.
e não se esqueça do Brahms
e do Bach e também da sua
cerveja.
não exagere no exercício.
durma até o meio-dia.
evite cartões de crédito
ou pagar qualquer conta
no prazo.
lembre-se que nenhum rabo no mundo
vale mais do que 50 pratas
(em 1977).
e se você tem a capacidade de amar
ame primeiro a si mesmo
mas esteja sempre alerta para a possibilidade de uma derrota total
mesmo que a razão para esta derrota
pareça certa ou errada
um gosto precoce da morte não é necessariamente uma cosa má.
fique longe de igrejas e bares e museus,
e como a aranha seja
paciente
o tempo é a cruz de todos
mais o
exílio
a derrota
a traição
todo este esgoto.
fique com a cerveja.
a cerveja é o sangue contínuo.
uma amante contínua.
arranje uma grande máquina de escrever
e assim como os passos que sobem e descem
do lado de fora de sua janela
bata na máquina
bata forte
faça disso um combate de pesos pesados
faça como o touro no momento do primeiro ataque
e lembre dos velhos cães
que brigavam tão bem?
Hemingway, Céline, Dostoiévski, Hamsun.
se você pensa que eles não ficaram loucos
em quartos apertados
assim como este em que agora você está
sem mulheres
sem comida
sem esperança
então você não está pronto.
beba mais cerveja.
há tempo.
e se não há
está tudo certo
também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário