sábado, 19 de janeiro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 32, de 19.01.13

PRÓLOGO

Chegamos mais uma semana tentando trazer informações bacanas para quem gosta de literatura, livro e leitura. Aproveita que hoje tem um bocado de coisas. E se quiser mandar alguma sugestão ou reclamação, o e-mail está logo aí.
Beijos.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com

CONCURSOS LITERÁRIOS
Prêmio Mulheres Negras Contam Sua História
Informações:
a) Concurso de Redações e Ensaios
b) Inscrição por E-mail ou Correios até 25.01.2013
c) Voltado a mulheres autodeclaradas negras
d) Premiação: I) 5 redações selecionadas: R$ 5.000,00 e II) 5 ensaios selecionados: R$ 10.000,00
e) Mais informações

DAS VENTANIAS
O poeta Jaime Brasil Filho compartilhou em seu perfil no Facebook um comentário sobre este mês de muitos ventos e logo depois fez um poema sobre o tema. Como achei muito bonitas a prosa e a poesia, as replico aqui para vocês:

Em Roraima todo mês de janeiro deveria ser assim: de ventania. Quem não é bicho do mato acha que vento é coisa da física e suas massas de ar frio e quente, de correntes disso e daquilo, essas coisas. Mas não é nada disso. Toda essa algazarra de movimentos é causada pelas árvores que tentam se desprender do chão na tentativa de voar.


E a poesia:


em janeiro, na minha terra, as árvores se despertam
alertas como em um sonho erótico, os galhos se movem
eu, que já não subo nelas, espero que os frutos caiam
que as flores flutuem e que as folhas secas forrem o meu túmulo
eu, que não acumulo, faço de cada segundo um casulo
um caso, desses de filme de suspense, a se decifrar
eu, que não sei ler cifras, faço como elas
não me movo porque algum vento me empurra
mas, sim, pela vontade de querer sair do chão e voar

Jaime Brasil Filho



DOS BONS TEMPOS



As duas moças sorridentes são Ágda Santos e Natascya Melo,responsáveis pelo blog The Good Times Are Killing Us, que apresenta semanalmente contos, crônicas e poemas das duas e de autores convidados. Como explicam, criaram a página com "o simples objetivo de mostrar tudo o que está e ocorre ao nosso redor. Sem compromissos ou hora marcada". Vá lá e se delicie.










PARA ADMINISTRADORES
Dica boa: é possível ler online a Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, uma revista eletrônica da Fundação Getúlio Vargas/EAESP


LIVROS PARA BAIXAR


Vá no link no final da nota e veja como baixar ou ler online 285 títulos de livros digitais em português, inglês e espanhol relacionados à comunicação e cultura digital. Tem obras de ciberjornalismo, literatura digital, redes sociais e marketing. Aqui.

MESTRANDOS


Começaram as defesas de dissertação da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR. Para saber o que a academia anda estudando, se liga nas datas: a) 9h, dia 25.01, Glaciele Harr de Souza, orientada pela profª. Drª. Cátia Wankler, apresenta, na sala 3 do bloco I, o trabalho "Lugar e Identidades em Bem Charles e Neuber Uchôa".

MESTRANDOS II


Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva, orientada pela Drª. Carla Monteiro, defende dia 29.01, às 9h, sala 3/Bloco I, a pesquisa "Filigranas de vozes... performance dos narradores e o jogo de significados nas narrativas orais indígenas da Comunidade São Jorge-RR".

DOQUINTAL

Rolou ontem o II Sarau DoQuintal, uma parceria do Coletivo Arteliteratura Caimbé e do Estúdio Parixara. O poeta convidado foi George Farias, que apresentou textos de suas obras Dança dos Sinos e Vocais dos Mitos. O próximo Sarau DoQuintal será em fevereiro.

APREENSÃO


Em uma numa livraria de Macaé (RJ) policiais e comissários da Segunda Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso do município de Macaé (RJ) fizeram esta semana, seguindo ordem judicial, a apreensão de livros com conteúdo impróprio para menores de 18 anos que não estavam em embalagens lacradas. A intenção do juiz, com base no ECA, foi proteger as crianças e adolescentes do contato com a leitura mais apimentada. Seria legal dar uma olhada também nas letras de música e em programas de TV.

LER FAZ BEM


A ciência é que diz: ler autores clássicos, como Shakespeare, estimula a mente e a poesia pode ser mais eficaz em tratamentos do que os livros de autoajuda, segundo um estudo da Universidade de Liverpool. A poesia afeta o lado direito do cérebro, onde são armazenadas as lembranças autobiográficas, e ajuda a refletir sobre eles e entendê-los desde outra perspectiva.

SELOS



Publicado pela primeira vez em 28 de janeiro de 1813, o livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, vai completar 200 anos. Para comemorar, o Correio Real Britânico lançará no dia 21 de fevereiro de 2013 vários selos para comemorar este bicentenário.

VAZIOS


Anuário estatístico da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) mostra lacunas nos níveis educativos dos habitantes da região. Caso seja de seu interesse o tema, acesse.

CAMINHADA


O Programa Caminhada Literária, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos (SECD), definiu o calendário de atividades para 2013. Serão feitos oito encontros mensais direcionados aos mediadores de leitura, profissionais que coordenam as bibliotecas e Salas de Leitura das escolas.

PROGRAMAÇÃO


Em agosto será realizada mais uma edição do evento “Expondo e Encantando”, que cria um espaço para socialização e divulgação dos projetos desenvolvidos pelos mediadores. Em outubro, acontece a “Semana da leitura”, em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, e em novembro a segunda edição do Festival de Contação de História.

DOM QUIXOTE



Ilustração de Pablo Picasso inspirada na obra Dom Quixote, uma das mais importantes da literatura mundial.

EDITAL


O FNDE lançou edital convocando editores para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas destinadas a alunos e professores do ensino médio das escolas públicas federais e as que integram as redes de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal, participantes do PNLD. Saiba mais.

CONTAÇÃO


Hoje tem, às 10h e às 11h, contação de histórias na livraria Saber. A obra desta semana é "Você tem certeza?", de Peter Whitfield com ilustrações de Nancy Bevington. Tudo grátis. O endereço é avenida Ville Roy, 4.896, Aparecida. Telefone: 3624.1221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário