sábado, 12 de janeiro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 31, de 12.01.13

PRÓLOGO

Os prefeit@s de Roraima já decidiram quem vai tomar conta das áreas de educação e de cultura. Aos secretários destas pastas, um conselho: pesquisem o que é o Plano Nacional do Livro e Leitura, vejam como podem começar a implementá-lo em seus municípios e assim valorizar o trabalho de escritores, mediadores e produtores. Entendam: vocês estão nesses postos para fazer muito mais de que apenas shows e eventos que não deixam resultados a médio e longo prazo. Estão para implantar políticas públicas e a área da literatura precisa disso.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com


VISUAL


 
Arte de Silvio Prado. Veja mais em www.poesiavisualsilvio.blogspot.com.br.


CONCURSOS LITERÁRIOS 
Prêmio Cidade de Belo Horizonte
Informações:
a) Concurso de livros inéditos (Contos, Dramaturgia, Romance e Poesias)
b) Premiação:Em cada categoria: R$ 50.000,00
c) Prazo: 22 de Março de 2013
d) Organização: Município de Belo Horizonte / Fundação Municipal de Cultura
e) Edital.


POESIA

Quando o sol acorda

Eu escureço

Quando ele dorme

Eu amanheço

Meu brilho é bronze


*******

as palavras têm tentáculos

que me atacam

na solidão

saio tentando

tentacular

vou nadando

ou dá em algo espetacular

ou nada ando


Poemas de Carolina Uchôa. Para ler mais da moça, acessa www.caroluchoapimentinha.blogspot.com.br


AÇÃO POÉTICA


 
Imagem do projeto argentino Ação Poética, desenvovido nas ruas de Cuyo, cidade da provincia de San Juan, para encher as ruas de poesia.

SARAU 
George Farias é o poeta convidado do segundo Sarau DoQuintal, marcado para a próxima sexta (18) no Espaço Cultural DoQuintal. A organização é do Coletivo Arteliteratura Caimbé e do Estúdio Parixara. O espaço fica na avenida Castelo Branco, 2266, São Vicente. Chega lá a partir das 20h que a entrada é franca.

LIVROS NA PRAIA


Estado com ações literárias é outra coisa: a Secretaria de Cultura do Paraná criou o projeto Bibliopraia para combinar o lazer do verão e a praia com cinco bibliotecas ambulantes que estão circulando pelo litoral. Cada uma tem 1,2 mil títulos de todos os gêneros. Para emprestar, basta fornecer nome e telefone. A foto é de Kraw Penas.


REVISTA DE CONCURSOS Para comemorar um milhão de acessos, a equipe do blog Concursos Literários lançou a revista Concursos Literários. Além dos editais e resultados, traz matérias especiais, entrevistas e depoimentos. Leitura e download neste endereço.


COMPARTILHAMENTOS

 
Cartum via The New Yorker.


PARABÉNS

 
Roberta Cruz, poeta e artista plástica, autora do livro de haikais 'Um Tom para a Poesia', é a aniversariante do dia. A foto é de Ed Andrade Jr.


OS VENDÁVEISLevantamento do site PublisNews, que monitora as vendas de 25% a 35% das livrarias do país, mostrou que entre os 20 livros de não ficção que mais venderam em 2012, 14 são títulos brasileiros, incluindo as biografias do bispo Edir Macedo e do empresário Eike Batista. Já na lista da ficção apareceram apenas dois autores brasileiros: Jô Soares e Luis Fernando Verissimo. A fila é comandada pela trilogia "Cinquenta Tons de Cinza", da britânica E. L. James.

CONTAÇÃOTem história contada neste sábado na Livraria Saber. Em duas sessões, às 10h e às 11h, a criançada tomará contato com a obra Dois Sapos em Apuros, de autoria de Paramahansa Yogananda, e ilustrações de Susie Richards e Bentley Richards.Vai lá que é grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário