segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 67, de 07.10.13

PRÓLOGO

Pessoal lindão, taí a coluna. Aproveita, compartilha, espalha. Faz o que quiser. Beijos e boa semana a todos e a todas e que o bom humor e a felicidade sejam mais fortes que tudo. Ou pelo menos que chova para amenizar o calor.

Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


VISUAL



Obra de Silvio Prado Mais dele em http://poesiavisualsilvio.blogspot.com.br.

DIREITOMande seu artigo científico até 17 de outubro para ser apresentado no I Congresso de Direito Constitucional do Estado de Roraima, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Direito Público da UERR e o Instituto de Ciências Jurídicas da UFRR. O evento será de 11 a 14 de novembro de 2013. Baixe o edital aqui.


SEMANA DA LEITURA

De hoje até sexta (11) a Secretaria Estadual de Educação e Desportos realiza a III Semana da Leitura. A equipe do Programa Caminhada Literária estará em várias escolas coordenando atividades voltadas para incentivar o hábito entre os roraimenses. A Semana da Leitura foi instituída em comemoração ao Dia Nacional da leitura, celebrado em 12 de outubro. A data foi criada por meio da Lei n° 11.899 de janeiro de 2009, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

LETRAS NA UFRR

Outra programação bacana para acompanhar é XI Semana de Letras da UFRR. Com o tema “Movimento Afro-Brasileiro: Caçando pouso em um Brasil com história e dignidade Nacional”, começa nesta terça e vai até sexta, com oficinas, minicursos e palestras no campus Paricarana. Acesse www.facebook.com/CursoDeLetrasUfrr, veja o que curtir e participe. Ou então veja aqui direto e poupe seu tempo:



REVELANDO OS BRASIS

As inscrições para a quinta edição do Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis foram prorrogadas até 31 de outubro. Qualquer pessoa com mais de 18 anos que more em municípios com até 20 mil habitantes pode se inscrever pelo site www.revelandoosbrasis.com.br. Os selecionados farão um curso de audiovisual no Rio de Janeiro e terão a sua história transformada em um curtametragem.


FOTOGRAFIA



O livro eletrônico “Curadoria em fotografia: da pesquisa à exposição” está disponível para ser baixado gratuitamente no site www.ederchiodetto.com.br. A obra foi viabilizada pelo Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012.


LIBRAS

O Núcleo de Acessibilidade da UFRR abriu inscrições para um curso básico de Libras, com aulas aos sábados, das 8h às 12h. Baixe a ficha em http://ufrr.br/construir/.

BUKOWSKI



Um filme contará a história da infância e adolescência do escritor Charles Bukowski, mostrando desde seus primeiros anos ao ensino médio, além dos problemas com a acne desfigurante, o abuso do álcool e suas tentativas iniciais de escrita. O roteiro foi escrito pelo ator James Franco junto com seu irmão Dave. A direção e produção é do próprio Franco.






 

XARUTE SE FOI



Roraima perdeu semana passada um de seus mestres cordelistas. Seu Xarute deixa o estado para ir morar no Ceará. Tranquilo e sempre atencioso com todas as pessoas que falavam com ele na rua ou em sua banca na feira do Passarão, vai deixar saudades e uma lacuna na literatura local. Veja abaixo um vídeo dirigido por Cláudio Lavôr que mostra um pouco do cotidiano de Seu Xarute.


Xarute - Um olhar sobre o cordel from Biosphere Records on Vimeo.



POESIA


Tardes de outono

as árvores choram folhas mortas
mas não é um pranto de dor
são lágrimas de despedida
no mudar da estação
natureza em mutação

voam folhas pelo céu
suave pouso sobre a grama
leito de sono tranquilo
as últimas flores sorriem nos jardins
delicadeza sem fim

o chão pinta-se de laranja
amarelo e vermelho
passos de silêncio e solidão
caminho de cores e beleza
vento levando as tristezas

douradas tardes
no alto da copa das árvores
luz fullgás no horizonte
brilho de sonho no olhar
poemas derramando-se no mar

os pássaros dizem adeus
voando todos juntos para o sul
levam o calor sob as asas
deixam um vento frio para trás
verão que não volta mais

no próximo ano
já serão outros ventos
outros pássaros, novas folhas
a natureza segue o ciclo da vida
e que venham as chuvas
lavando as feridas.

Obra do poeta roraimense Gean Queiroz, que atualmente mora na Suécia. Mais dele em www.versosdameianoite.blogspot.com.br/



VISITANTES



Os alunos do 6º ao 9º ano e professores da escola Olavo Brasil Filho que estão criando um jornal estudantil visitaram esta semana a redação da Folha de Boa Vista para conhecer como é processo de produção jornalística. A atividade faz parte do eixo leitura e processo de escrita do Projeto Girassol

2 comentários:

  1. Sobre o Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis, nosso município Boa Vista, consta como 'Não habilitado'. :(

    ResponderExcluir
  2. É pela população acima de 20 mil pessoas.

    ResponderExcluir