segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 66, de 30.09.13

PRÓLOGO

A coluna desta semana traz um especial fotográfico Sarau DoQuintal, realizado na última sexta-feira no Espaço Cultural DoQuintal pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé e o Estúdio Parixara. Foram quase cinco horas de muita poesia e música em espanhol, português e francês. O próximo Sarau DoQuintal já está marcado para o dia primeiro de novembro. Enquanto isso, que tal você promover o seu encontro poético por aí e mandar a notícia? A gente avisa e vai lá, compartilhar literatura.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

CONCURSOS LITERÁRIOSAntologia "A revolução das máquinas"
Informações:
a) Seleção de Contos para publicação de e-book, distribuição gratuita.
c) Inscrição por e-mail.
d) Prazo: 5 de Outubro de 2013.
e) Edital AQUI.

CONFERÊNCIA
Na semana passada aconteceu em Boa Vista a III Conferência Estadual de Cultura. O baixo número de delegados participantes felizmente não prejudicou a apresentação de propostas interessantes para a criação de políticas públicas que beneficiem todos os segmentos do setor. Único representante do setor literário, este colunista que lhes escreve todas as segundas conseguiu ver aprovada a proposta da criação do plano estadual do Livro, Leitura e Literatura, uma peça fundamental para desenvolver o segmento, um dos mais esquecidos quando se trata de planejar ações culturais em Roraima.

JOVENS CRIADORES
Artistas brasileiros de 18 a 30 anos têm até hoje, dia 30 de setembro, para inscrever seus trabalhos direcionados à VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento será realizado entre 3 e 7 de dezembro deste ano, em Salvador. Em âmbito nacional serão selecionados até 100 jovens, por meio de edital, com até 40 trabalhos que compreendem diversas linguagens, entre elas a literatura. O foco são publicações (ex: cordel, H.Q, prosa, poesia, poesia) com finalidade de divulgação e contação de histórias. As inscrições podem ser feitas pelo site www.juventude.gov.br/bienalcplp.

PALESTRA
Nesta quinta-feira (3) o escritor amazonense Márcio Souza ministra a palestra “O processo de formação cultural na Amazônia: seus impactos e desafios”. Será  às 19h, no Centro Amazônico de Fronteira, campus Paricarana da UFRR. Souza é o autor de Galvez, imperador do Acre e Mad Maria, entre outras obras.

JORNALEIRO
Hoje é o dia do jornaleiro, aquele profissional que acorda cedo para lhe oferecer um mundo de opções de leitura em jornais, revistas e HQs. Parabéns a todas as pessoas que exercem esta função em Roraima. Aliás, a título de anedota, quando eu era pequeno queria ser dono de uma banca de revistas só para poder ler sem pagar todas as revistas em quadrinhos.

ÁLBUM DO SARAU DoQUINTAL
 

Olha aí algumas das pessoas bonitas, musicais e poéticas que participaram do Sarau DoQuintal. Tem mais imagens no blog do Coletivo Caimbé.















Nenhum comentário:

Postar um comentário