segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 64, de 16.09.13

PRÓLOGO

Estamos aí, mais uma semana, mais uma segunda, trazendo as notícias que conseguimos achar de literatura em Roraima e no mundo. Aproveita a leitura, espalha para os amigos e vamos caminhando e lendo e seguindo a leitura.

Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

VISUAL

"Poema sutil", obra de Manel Rebollo Portalo.



MESTRADO

Estão abertas até o dia 27 deste mês as inscrições no curso de mestrado em Letras da Universidade Federal de Roraima. Foram ofertadas 20 vagas para a turma 2014.1, divididas nas linhas de pesquisa Língua e Cultura Regional e na de Literatura, Artes e Cultura Regional. Leia o edital no site http://ufrr.br/ppgl/.

PEDIDO
Nem precisa saber ler muito bem em inglês para entender, né?



REVELANDO OS BRASIS

As inscrições para a quinta edição do Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis estarão abertas até 30 de setembro. Qualquer pessoa com mais de 18 anos que more em municípios com até 20 mil habitantes pode se inscrever pelo site www.revelandoosbrasis.com.br. Os selecionados farão um curso de audiovisual no Rio de Janeiro e terão a sua história transformada em um curtametragem.

VISUAL II
Obra de Ni Brisant. Leia outras coisas dele em http://www.nibrisant.blogspot.com.br/


DRUMMOND

O Espaço de Arte e Cultura União Operária/UFRR continua com a exposição Drummond – Testemunho da Experiência Humana, que aborda a vida e obra do escritor Carlos Drummond de Andrade. Visitas podem ser feitas das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h, de segunda a sexta. O local fica na avenida Nossa Senhora da Consolata, esquina com rua Alfredo Cruz, 565, Centro. Quem estiver interessado no material pode baixá-lo gratuitamente no site www.projetomemoria.art.br. Escolas podem agendar visitas de turmas ligando para 3624-4181.

LÍNGUA ESPANHOLA

O Instituto Federal de Roraima realiza entre os dias 15 a 18 de outubro o VI Encuentro de Profesores y Académicos de Lengua Española: nuevos tiempos, nuevos desafíos. Os interessados em inscrever trabalhos têm até 4 de outubro para isso. Para ouvinte, as inscrições vão até 15 de outubro. Mais informações no site http://ead.ifrr.edu.br/espanhol.


QUADRINHOS


Sempre tem mais no blog http://www.quadrinhosacidos.com.br/. Acessa e se diverte.


BIBLIOTECAS

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou semana passada o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2012, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996) a criação e a manutenção de bibliotecas em todas as escolas públicas da educação básica federal, estadual e municipal. O projeto prevê a contratação de “professores readaptados” e “técnicos em biblioteconomia e multimeios didáticos”, profissionais com competência para orientar as leituras dos alunos.

LEITURAS BACANAS

Você já deve ter lido sobre o projeto audiovisual Hysterical Literature, criado pelo fotógrafo Clayton Cubitt. É bem simples: filmes em preto e branco de pessoas sentadas lendo livros em inglês. Tedioso? Acrescente que estas pessoas estão sendo masturbadas por debaixo da mesa e devem continuar a leitura enquanto atingem o orgasmo. Ficou melhor? Vai no blog da coluna que você vê um dos vídeos do Cubitt e também confere um projeto semelhante da poeta espanhola Roser Amills lendo em catalão. Depois pesquisa e vê as discussões sérias sobre a questão artística dos vídeos.

POESIAS
Infância

Saudade da minha infância
De quando criança corria a brincar
Voava em dragões
Salvava princesas
E andava nas estrelas
À luz do luar

Sinto falta da magia
Falta da alegria
No mundo em que tudo fazia
Sem medo de errar
Saudade da infância
De quando criança
Sabia voar
Do tempo sapeca
Na vida esperta
Do mundo poeta
Sabia rimar
Saudade da infância
Do tempo feliz
E tudo que quis
Eu já tinha lá.

Obra do estudante secundarista Rámu Hartmann Santos.

Dualidade
Consegues fazer-me ficar pensativo consegues tirar-me do sério Atira em mim emoções Arranca de mim sentimentos
És assim, Duas substâncias, Dois princípios, Duas naturezas.
És dualidade.

 Poema de Brendo Vieira Santos. Leia mais dele em http://brendovieira.blogspot.com.br/

LEITURAS BACANAS


Você já deve ter lido sobre o projeto audiovisual Hysterical Literature, criado pelo fotógrafo Clayton Cubitt. É bem simples:filmes em preto e branco de pessoas sentadas lendo livros em inglês. Tedioso? Acrescente que estas pessoas estão sendo masturbadas por debaixo da mesa e devem continuar a leitura enquanto atingem o orgasmo. Ficou melhor?

Veja um dos vídeos da série Hysterical literature:

  

E aqui o projeto “El plaer de la lectura”, com a escritora Roser Amills lendo em catalão: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário