segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 65, de 23.09.13

PRÓLOGO

Lembra de quando você era criança e brincava de falar para os outros “oi, cara de boi”? Nunca brincou disso? Tudo bem. Eu também não, mas acho legal falar isso depois de velho. É engraçado ver a reação das pessoas. E o que isso tem a ver com literatura? Acho que nada, na verdade. Foi só para criar um clima de intimidade entre a gente. Beijos.
 
Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

VISUAL
 
 
Da série Poemas de Parede, obra de poeta Carlos Saraiva.


 SARAU DoQUINTAL
 

O fim do inverno traz de volta, além do calor de sempre, a retomada do evento poético mais bacana e esperado da cidade: o Sarau DoQuintal, uma parceria do Coletivo Arteliteratura Caimbé com o Estúdio Parixara no espaço cultural DoQuintal, localizado na avenida Av. Presidente Castelo Branco, 2.266, São Vicente. A entrada é franca. Todos os poetas, músicos, professores, estudantes e leitores de prosa e verso da cidade estão convidados para declamar, musicar e aplaudir. Para saber como foram os saraus anteriores, navega em www.caimbe.blogspot.com.br.

CONFERÊNCIA DE CULTURA
 
Dias 25 e 26 de setembro será realizada no Palácio da Cultura a III Conferência Estadual de Cultura. Além de apresentar novas propostas para as políticas do estado neste setor, os delegados eleitos para representar a sociedade civil e o poder público devem avaliar o que foi implementado das propostas apresentadas na última conferência, feita em 2009.

BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS
 
Estão abertas até 17 de outubro de 2013 as inscrições no Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura -2013, que tem o objetivo ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro. Serão selecionadas 100 propostas e cada uma delas receberá um prêmio de R$ 32.000,00. Confira os eixos: Ação Cultural; Aquisição de Bens; Serviços; Formação de pessoal; Mobilização; e Manutenção. Baixe aqui o edital: http://snbp.bn.br.

LITÓRIA 

As professoras Herika do Valle e Giselle Bispo coordenaram esta semana o Projeto Litória, uma mostra histórico-literária que envolveu os alunos das 3ª séries do ensino médio na escola  Hildebrando Ferro Bitencourt.

ARTES VISUAIS
 
 A Guarany - Revista de Artes Visuais do Vale do São Francisco, iniciativa de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, está recebendo artigos que versem sobre uma ou mais áreas das Artes Visuais, sejam eles teóricos ou relacionados a práticas artísticas/artesanais, à docência de artes em qualquer nível de ensino, à contribuição das ciências para as artes e vice-versa etc. Para enviar seu texto, acesse este link.

MINAS
 
A escritora Aléxia Linke  participou do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais contando histórias e apresentando o livro "Tangolomango da Massa”

 E-BOOK

Baixe o livro “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física”, de Eder Pires de Camargo. A obra analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Aqui -> http://bit.ly/14EjwWj.

SABE
 
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta semana do Projeto de Lei 052, de autoria do deputado estadual Joaquim Ruiz (PV), que propõe a criação de um Sistema Estadual de Bibliotecas, o SABE. A ideia é viabilizar a criação de bibliotecas nas escolas que ainda não têm. Agora o projeto segue para sanção do Executivo. Segundo o autor, caso seja sancionado, as escolas deverão fazer um projeto básico, seja para pequeno, médio ou grande portes, para serem beneficiadas com acervo do Ministério da Cultura.

OLIMPÍADA
 
Rolou quinta e sexta uma capacitação para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.  Cerca de 40 professores da Capital e interior trabalharam os gêneros literários da Olimpíada, como poesias, crônicas, artigo de opinião e memória literária. Em 2013 serão feitas  as capacitações e a formação continuada de professores e ano que vem o concurso.

 JORNAL ESCOLAR

A escola estadual Olavo Brasil Filho realizou quinta passada uma oficina com os docentes da unidade para trabalhar o eixo Leitura e Processo de Escrita do projeto Girassol, uma parceria com o curso de Letras da UERR para estimular a criação de um jornal pelos alunos do 6º ao 9º  ano. A responsável pelo trabalho é a professora de língua portuguesa Alziane da Silva Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário