sábado, 12 de abril de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 92, de 12.04.14

PRÓLOGO
Salve, gente linda que curte literatura. Se liga que o sábado é de poesia ali no igarapé Mirandinha. Na verdade, a poesia deveria ser todo dia, né? Assim como todo dia deveriam estar abertas as bibliotecas públicas da cidade, sem essa limitação do dia de semana ou do horário comercial. Falo isso pela importância que as bibliotecas tiveram em minha formação pessoal e literária. Ou seja, se fez bem a mim, que muita gente achava caso perdido, imagina a você, que é lind@, fantástic@ e talentos@ que só. O mundo seria bem mais bacana, com certeza.

Beijinho no ombro e curte a coluna,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


 POESIA VISUAL



Arte N° 5 da série “ Poemínimos p/ Interagir, colecionar, divulgar”, do poeta Tchello d'Barros. Veja mais dele em www.facebook.com/tchellodbarros.


MAIS POESIA VISUAL



Há fotos que trazem a poesia na essência. Esta, publicada numa rede social e feita em Pacaraima pelo poeta Devair Fiorotti, veio complementada pela legenda “Quem vigia a fronteira de nossa vida, são os urubus”.

PLANO DE CULTURA

Olha uma oportunidade para que o Governo saiba o tipo de gestão cultural que queremos: artistas, produtores culturais e associações já podem opinar na formatação do Plano Estadual de Cultura de Roraima. A proposta estará aberta para consulta pública até o dia 23 de maio. Os interessados em contribuir para a formulação das políticas públicas que irão nortear as ações da Secretaria de Estado da Cultura de Roraima podem acessar o site www.secult.rr.gov.br. Vai lá, vai, e enche o site com tuas demandas.

SARAU DA LONA



Hoje tem Sarau da Lona Poética na praça do igarapé Mirandinha, bairro Caçari. A sessão de leituras e declamações começa às 18h e vai até 20h, permitindo que todos aproveitem o pôr-do-sol e o começo da noite. Quem não souber poemas decorados pode ficar tranquilo que a turma do coletivo levará alguns livros de autores locais e de outras partes do Brasil e do mundo. O megafone também estará lá para quem quiser projetar ainda mais a sua voz. 
A Lona Poética, organizada pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, terá um novo “serviço” neste sábado: o espaço do escambo literário, para que os participantes possam trocar seus livros com outros interessados. Cada participante leva o que vai querer consumir e dividir com as demais pessoas.


GINCANA NO DR. ULYSSES

Olha que bacana: na próxima quarta-feira (16), em alusão ao Dia do Livro, a escola estadual Dr. Ulysses Guimarães promoverá sua III Gincana Literária, que este ano traz como tema “Ziraldo: um menino maluquinho”. A convite da professora Naiva Lima, coordenadora do projeto, os poetas Rodrigo Mebs, João Compagnon e Edgar Borges, este que lhes escreve, serão jurados das tarefas desenvolvidas pelos alunos do 6º ao 9º ano, o que inclui declamação de poemas. Rodrigo e João também vão fazer intervenções recitando versos.

VALE-CULTURA NA SABER

Se você recebe o Vale-Cultura e quer investir a grana em literatura, se liga: a livraria Saber, ali na avenida Ville Roy, passou a aceitar o vale de todas as bandeiras. Chega lá e faz logo uma compra imensa de livros de autores locais. A gente agradece.

ENCONTRO DE HQs

Para comemorar o seu primeiro ano de funcionamento, a revistaria Aerocomix, localizada no aeroporto Atlas Brasil Cantanhede, reúne a partir das 14h30 deste sábado colecionadores e amantes de histórias em quadrinhos (HQs) e de miniaturas de super-heróis da Marvel e DC. A ideia é promover uma tarde de confraternização. Que quiser exibir peças de suas coleções, já está convidado a fazê-lo.

BOOKCROSSING BLOGUEIRO



E aí, vamos criar desapego e soltar livros nos bancos de praça, nas esquinas, no meio-fio das ruas, para difundir o hábito da leitura? Essa é a ideia do BookCrossing Blogueiro, movimento organizado  pela blogueira Luma Rosa. A atual edição vai de 16 a 23 de abril. Entre nessa onda e compartilhe esse livro que você já leu e que não pretende reler. Para saber mais, acessa 
http://luzdeluma.blogspot.com.br/search/label/Bookcrossing.


PARQUE ANAUÁ


 
Por incompetência e má vontade de quem deveria tomar conta dele, além da falta de educação de boa parte de seus frequentadores, o lago do parque Anauá está um caco. Para tentar diminuir o volume de lixo que se acumula às suas margens, um grupo de amigos estará neste sábado no local fazendo voluntariamente um mutirão de limpeza. Se você também acha a causa justa, chegue lá a partir das 7h. A atividade vai até 10h. Leve sacos e luvas. Se quiser saber mais, procure o grupo no Facebook.

SEMANA SANTA

Gente linda: como o jornal Folha de Boa Vista não circulará no final de semana que vem, no próximo sábado não tem coluna Rede Literária. Vamos todos aproveitar a Semana Santa lendo e sendo felizes com o feriadão. Beijos gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário