segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição #15, de 22.09.2012

PRÓLOGO
Não sei na de vocês, mas lá em casa está um clima de montanha. De montanha vulcânica em erupção, para ser mais exato. Por isso, ando lendo só à noite, quando o tempo fica mais agradável, ali pelos seus 35 graus...O importante é, mesmo no calor, não parar de ler, seja para a gente mesmo ou para os nossos filhos, sobrinhos, netos...De resto, a coluna vem com algunas infos bacanas. Aproveita, antes que o mundo derreta.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
Twitter: @borgesedgar


VISUAL



Obra de Silvio Prado. Para ver mais coisas dele, vai no blog Poesia Visu@l: www.poesiavisualsilvio.blogspot.com.br.

AGRÁRIA
A Universidade Estadual de Roraima promoverá a V Semana da Área de Ciências Humanas. Como parte da programação, na quarta-feira (26), às 19h, será feito no auditório do campus Boa Vista o lançamento do livro "Questão Agrária e Moviento Social no Campo", uma publicação da Comissão Pastoral da Terra/RR.

FEIRA
O Sesc Roraima realiza de 22 a 26 de outubro a sua XXII Feira de Livros. O tema deste ano é "Literatura e sociedade". As atividades serão realizadas no Ginásio do Sesc Mecejana. Entre os convidados estão o escritor Fabrício Carpinejar, esse da foto, e os ganhadores do prêmio Sesc de Literatura.


 


DISSERTAÇÃO
O professor Jairzinho Rebelo defende a sua dissertação na próxima sexta (28), no auditório 2 do ciclo básico da Universidade Federal de Roraima. O tema é "Leitura em Comunidades Indígenas: Identidade e Leitura na Comunidade Boca da Mata". O trabalho desenvolvido no município de Pacaraima será apresentado às 9h, com acesso franco a todos os interessados.

VIVALEITURA
Terminam 29 de setembro as inscrições para a 7ª edição do Prêmio VivaLeitura 2012, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Um video de sete minutos foi produzido para os interessados em se inscrever. O material esclarece questões como prazo para envio de material, forma de inscrição, critérios da avaliação, entre outros. Assista o vídeo em www.premiovivaleitura.org.br.

PREMIAÇÃO
O Vivaleitura é dividido em três categorias: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; (3) Sociedade: ONGs, pessoas físicas, empresas, universidades/faculdades e instituições sociais. Neste ano, serão contemplados 18 projetos, seis em cada categoria, que receberão troféu e o prêmio de R$ 30 mil cada um. É uma boa, né?


INSCRIÇÕES
E já que notíciamos uma dissertação, falemos também da aberturas das inscrições para mestrado em Letras da UFRR. São 20 vagas em duas linhas de pesquisa, com ingresso em 2013. As inscrições terminam na sexta (28). Devem ser feitas na sala 152 do Bloco 1 do campus Paricarana. O edital você lê aqui: www.ufrr.br/ppgl. Esclarecimentos pelo telefone 3621 - 3171 ou pelo email ppgl@ufrr.br.

PROLER
Estão abertas as inscrições para participar do Encontro Estadual do Proler 2012, que acontecerá de 29 a 31 de outubro no Palácio da Cultura. Os interessados devem procurar a direção da Biblioteca Pública do Estado. Na programação, palestras e cursos para quem mexe com leitura e literatura.

FRONTEIRAS
"Estudos Transdisciplinares na Amazônia Setentrional: fronteiras, migração e políticas públicas" é o nome do livro que será lançado nesta segunda-feira (24), às 19h, pelo Grupo de Estudo Interdisciplinar Sobre Fronteiras e o Programa de Pós-graduação Sociedade e Fronteiras da UFRR. A organização dos artigos ficou a cargo das pesquisadoras Francilene dos Santos Rodrigues e Mariana Cunha Pereira. Local: Espaço Cultural Casa do Neuber, avenida Ville Roy, São Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário