sábado, 29 de setembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 16, de 29 de setembro de 2012

PRÓLOGO
Bem-vindo ao mês de outubro. Tem muita coisa boa prevista para acontecer nas próximas semanas. A primeira é a programação cultural da Livraria Saber, que está fazendo aniversário. Temos também a feira de livros do Sesc e a as atividades literárias incluídas na VII Semana de Ciência e Tecnologia de Roraima. Algumas a gente já adianta nesta coluna. Outras, só depois.

VISUAL



Essa é uma das minhas obras que estarão expostas quinta e sexta na escola Estadual Penha Brasil. #Autopromoção

CURT@S

A Escola Estadual Penha Brasil, no bairro Aparecida, faz na quinta e sexta (4 e 5) a exibição da mostra de fotografia, poemas e micronarrativas "Curt@s histórias e poesias", com textos meus e fotografias de Zanny Adairalba e Edgarzinho Borges Bisneto. A atividade faz parte da festa de encerramento de um projeto de leitura que envolveu alunos das sétimas séries.

CRISTÃ BV

A Livraria Cristã BV celebrou ontem um ano de funcionamento. Para celebrar, sorteou vários brindes, uma TV, um aparelho de som e ainda recebeu os cantores Moises Levi, Liae Rebeca e Carla Santos para animar a noite dos presentes. 

CONTADOR



O contador de histórias e artista plástico Tana Halú também celebrou ontem seu aniversário. 

CIÊNCIA

Os cordelistas e professores da UERR Rodrigo de Oliveira e Evangelista Lima escreveram um cordel para falar da XX Feira Estadual de Ciências, integrante da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima. O evento será realizado de 18 a 20 de outubro, mas o texto já está disponível no site Recanto das Letras.

SABER




A livraria Saber completa este mês 3 anos de atividades. Para celebrar, programou o seguinte pacote: descontos de 10% a 50% nos títulos, sorteio de livros, sessão de contos, saraus, brindes para quem curtir a sua página no Facebook e outras coisinhas bacanas.

AUTÓGRAFOS

No próximo sábado (6), como parte da programação, tem sessão de autógrafos dos livros de poemas Repoetizando, de Zanny Adairalba, e Sem Grandes Delongas, com micronarrativas de Edgar Borges, este mesmo que assina a coluna. Será às 10h, na avenida Ville Roy, 4896, Aparecida (Em frente à Femarh). Passa lá e compra um exemplar de cada.

AZUL




O advogado e escritor Clotilho Filgueiras e o seu filho, Daniel, durante o lançamento do livro infantil Daniel Sapeca e o Diamante Azul do Tepequém, à venda na Livraria Saber, Megafarma e Tocantins.


PRÊMIO JABUTI

Saiu a relação do indicados da primeira fase do Prêmio Jabuti 2012. O resultado da segunda fase será divulgado 18 de outubro e a premiação acontece em São Paulo em novembro. São 29 categorias, incluindo Capa, Fotografia, Contos e Crônicas, Direito, Reportagem e Ilustração. A relação completa está no site www.premiojabuti.com.br.

LOBATO, O RACISTA

Estás sabendo da confusão no Supremo Tribunal Federal envolvendo a obra As caçadas de Pedrinho? Basicamente, dizem que Monteiro Lobato fez um texto racista. O Ministério da Educação já se posicionou sobre a questão: baseado em um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), entende que uma nota explicativa nas edições futuras é instrumento suficiente para contextualizar a obra.

SEBO



O futuro dos sebos

TIMOR LESTE
Quer deixar a cidade e ir dar aulas de português do outro lado do mundo? Então se liga: o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste (PQLP) está com inscrições abertas até 24 de outubro para professores brasileiros interessados em passar de seis meses a um ano naquele país. Serão selecionados 50 bolsistas. A inscrição deve ser feita na página web da Capes. Os selecionados receberão mensalidade de 1,3 mil euros [R$ 3,4 mil] para a modalidade estágio docente e de 2,1 mil euros [R$ 5,5 mil] para a de articulador pedagógico. Terão ainda seguro-saúde, auxílio-instalação e passagem aérea.

VIVALEITURA

A Biblioteca Nacional divulgou na quinta que as inscrições no Prêmio VivaLeitura 2012 foram prorrogadas até 13 de outubro, pela internet, e até 11, pelos Correios. Consulte o edital no site www.vivaleitura.org.br.

LEMBRETE

Quer divulgar alguma ação na área literária? Manda um e-mail para culturaderoraima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário