sábado, 4 de janeiro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 79, de 04.01.14

PRÓLOGO
Olá, tudo bem?
Como foi a virada? Na farra? Já conseguiu fazer a conta de quantos livros leu ano passado? Já fez a previsão de quantos pretende ler este ano? E desse total, quantos serão de autores locais? Vamos, gente. Pensa nisso e ajuda a mexer positivamente de Brasil para transformá-lo em um país de leitores. Beijos e um leitor 2014.
Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar 


ILUSTRA
 
Arte da atriz e poeta Coralina Rufino



 BIBLIOTECA DIGITAL NA NORUEGA
 
A Biblioteca Nacional da Noruega está digitalizando todo o seu acervo para permitir a qualquer pessoa com um endereço IP norueguês acessar a material protegido por direitos de autor. O material isento de direitos de autor estará à disposição de qualquer utilizador da internet. O trabalha começou em 2006 e deve demorar 30 anos para ser concluído.

ACERVO DE FOTOS

A Livraria Britânica publicou na internet mais de um milhão de rostos e cenários registrados ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX.  O catálogo gráfico pode ser acessado no perfil Flickr da  British Library. Há imagens de interesse histórico, político, científico, junto a cenas naturais ou trabalhos de ficção. Para acessar, vai aqui: www.flickr.com/photos/britishlibrary.

BIBLIOTECA DIGITAL NO BRASIL
 

Já conhece o projeto Biblioteca Nacional Digital? Tem um monte de documentos e fotos históricas para quem curte ler coisas antigas e conhecer um pouco mais da história das publicações no Brasil. Chega aí e se diverte cavucando: http://bndigital.bn.br. São 710.447 documentos de livre acesso e o número continua sempre crescendo.

MAIS ARTES DA CORA





Outras ilustrações de Coralina Rufino. Para ler a moça, vai em seu blog: www.corarufino.blogspot.com.br/


DICA


Turma leitora e com blogs: querem receber livros da Companhia das Letras para resenhar? Inscrevam-se até 12 de janeiro: http://bit.ly/parceriacialetras. Os escolhidos poderão escolher entre títulos de todos os nossos selos editoriais.

CONTOS



Um dos contos da fan page do  projeto 100contospor10contostrocados,do escritor Daniel Viana. Vai lá quem mais 99 te esperando

TESTE
 

No site Educar para Crescer responda ao teste supervisionado pelo professor doutor Ronaldo de Oliveira Batista, coordenador do Curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e veja com qual poema de Carlos Drummond de Andrade você mais se parece. Segundo minhas respostas, pareço com o texto "Os Ombros Suportam o Mundo” . Vá lá você e se descobre em http://abr.ai/1bDYPbZ. Mas antes leia o poema:

OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.