sábado, 18 de janeiro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 81, de 18.01.14

PRÓLOGO

Bom dia, gente linda que curte literatura. As férias estão aí para um monte de gente, talvez até você, que por acaso abriu nesta página e ficou a pensar em ler um livro, um blog, uma HQ...Vai nessa, baby, sem pena, sem piedade, e devora as palavras das histórias que a gente cria.
Beijos estimulantes,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


ILUSTRAS



Artes do cartunista Silvio Vilasi, com dicas de sobrevivência para quem está indo à Venezuela. Para ver outras ilustrações, vai em www.roraimawebartes.blogspot.com.br

MANDE A SUA

Faz charges, cartuns, histórias em quadrinhos e está interessado em ver suas produções na coluna? Manda o teu material para os nossos e-mail, bota teu nome, endereço eletrônico e a gente publica com o maior carinho.

CONEXÕES ÉTNICO-LITERÁRIAS

Nesta terça (21) será realizada a palestra “As conexões étnico-literárias e historiográficas entre Brasil e Guianas”, organizada pelo grupo de pesquisa da UFRR Caminhos da Amazônia Circum Caribenha. Os convidados são o professor Miguel Nenevé (UNIR), Lodewijk Hulsman (UVA/Holanda) e Pauline Melville (West-Indian/Barbados), que começam a falar a partir das 18h, no auditório do CCH, campus Paricarana.


AUDIOLIVRO

O edital para participação no audiolivro Colcha de Retalhos continua aberto e ainda há 24 textos disponíveis para os interessados em ceder sua voz e colaborar com esta obra coletiva voltada à acessibilidade. Qualquer um pode colaborar lendo o livro (disponível aqui: http://bit.ly/KnOCdj), selecionando um ou mais textos, gravando sua interpretação e enviando para o e-mail rodrigodomit@gmail.com. Pode ser captado com máquina fotográfica, gravador, microfone, mp4 ou celular.


 CONFISCO

Em busca de suas memórias, a associação de defesa do património da cidade de Faro está pleiteando a devolução de 91 volumes confiscados por tropas inglesas, em 1596, quando a cidade foi saqueada e incendiada. O material está depositado na Bodleian Library da Universidade de Oxford desde 1602. Entre os livros está a única cópia conhecida do Pentateuco, o primeiro livro impresso em Portugal.




SUSTENTABILIDADE

Lá em Aripuanã (MT), alunos e professores da escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi construíram uma sala de leitura somente com materiais reciclados. A turma encheu com areia mais de 6.000 garrafas Pet e ergueu o novo espaço. Taí um bom exemplo para quem milita com sustentabilidade e leitura em Roraima. A foto é de Edson Prates

DIVULGUE SUAS AÇÕES



Desenvolve ações bacanas que mexem com literatura, livro e leitura na escola, na rua, na comunidade, em qualquer lugar de  Roraima e quer divulgar isso para que sirvam como bom exemplo? Então manda as notícias para os e-mails da coluna que a gente divulga com o maior carinho.


SALDÕES



Duas más notícias para as pequenas livrarias e boas para quem está acostumado a comprar livros pela internet: 2014 deve ser um ano de muitos saldões nos site das nos sites de grandes livrarias e a Amazon vai entrar pesado na venda de livros físicos. 


ACESSO



A CGU disponibiliza virtual e fisicamente a cartilha “Acesso à Informação Pública”, que destaca aspectos e vantagens de uma cultura de acesso, em detrimento à cultura do segredo. Solicite seu exemplar impresso da publicação em http://goo.gl/U0yFVX e confira a versão digital em http://goo.gl/mA1Uq7.

MANDE CARTAS

Quer relembrar o tempo em que as pessoas mandavam cartas em vez de mensagens eletrônicas? Então participa da campanha “Sua Carta“, idealizada pela empresa Chamex. Acessa a página do projeto, deixa tua mensagem e o endereço do destinatário e espera. Dez mil mensagens serão produzidas por um calígrafo e enviadas para o endereço escolhido. Aqui, ô: www.suacartanochamex.com.br.


ENTEDIADO?

Eis a solução para seus problemas



SINGLE

A música Beiral, gravada pela banda roraimense Ditambah e escrita pelo poeta Rodrigo Mebs, autor do livro Por Amor ou Por Vício, foi escolhida como o melhor single de 2013 pela Rádio Manifesto Norte, lá de Manaus (AM). Conhece no vídeo e aproveita para ver como os saraus que a gente organiza são lindos.






POEMA

Numa vibe poética, texto do jornalista Luciano Abreu. Para ler mais, vai em www.aspalavraseorio.blogspot.com.

Tem Gente



Tem gente que toca
E tem gente que toca a gente
Tem gente que é instrumento
De gente que gosta de falar, de viver
Em pleno sentimento

Tem gente que a gente imagina
E tem gente que faz a gente imaginar
Tem gente que ilumina
E tem gente que faz a gente brilhar

Tem gente que faz da gente algo mais do que gente
Algo especialmente decente, envolvente...
Sem precedente

Tem gente assim
Que recebe semente
E constrói um jardim

Tem gente vivente...
Sobrevivente
Não desistente
De coragem persistente
De gente que percorre a vida
Sempre, inevitavelmente
Olhando pra frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário