sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Iberescena seleciona projetos de dança, teatro e circo


Estão abertas as inscrições para o Iberescena, fundo intergovernamental de apoio à dança, teatro e circo. Atualmente, o Fundo é integrado por 12 países que financiam o programa. Além do Brasil, participam Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e Uruguai, e  a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB). Três editais foram publicados para distribuir os recursos do fundo. Podem concorrer produtores e criadores que residam nos países membros.
As inscrições podem ser feitas até 18 de julho de 2014, nas seguintes categorias: Apoio à coprodução de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos; Apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; e Criação de dramaturgia e coreografia, em residência.
Os brasileiros devem se inscrever por meio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, que representa o Brasil no programa. Os projetos devem ser enviados para o Centro de Artes Cênicas da Funarte (Rua da Imprensa nº 16, sala 1312, Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20030-120).
O Fundo Iberoamericano de Ajuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Iberescena em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica.
Fonte: Ministério da Cultura