sábado, 23 de junho de 2012

Coluna Rede Literária - edição # 02 de 23.06.2012

PRÓLOGO
Opa! Salve, pessoal! Chegando a segunda edição da Rede Literária. Notas, fotos, poesia e dicas de livros é que temos para a estante de hoje. Sente, pegue uma bebida e veja se está de seu agrado (a bebida e a coluna). 
Depois, mande seu comentário, colaboração ou sugestão para culturaderoraima@gmail.com.

Edgar Borges@borgesedgar


VISUAL


Paula Barja é músico, cordelista e doutor em ciências, além de fazer belos poemas visuais. Veja mais coisas bacanas no blog do poeta visual.



CURTI!

Minha indicação literária é “ Os sonhos não envelhecem- Histórias do Clube da Esquina” do mineiro Márcio Borges, irmão mais velho do Lô. Nascidos numa família enorme que agregou personalidades que se tornaram ilustres no cenário musical mineiro, quiçá mundial. Eu sendo mineira, daquelas adolescentes de perseguir esses ídolos pelas ruas de Santa Teresa em BH , ia imaginando os cenários que Marcio vai descrevendo nessa biografia política e artística do grupo que ficaria conhecido como Clube da Esquina. O autor do livro foi agente incentivador do florescimento da poesia e música de Milton Nascimento e outros tantos.O CD do encarte completa a trilha sonora pra leitura! Maravilha!


Alexia Linke, contadora e escritora de histórias infantis. Autora de vários livros. O mais recente é “Tudo ao seu tempo - Catavento de histórias”. Mais infos em www.artelinke.com.



 CONCURSOS LITERÁRIOS
Concurso Nacional de Verso e Arte
Informações:
a) Concurso de Poesias e Desenhos
b) Para crianças e jovens de 6 a 16 anos
c) Tema: A natureza e seus seres animais, vegetais e minerais;
d) Inscrições até 30.06.2012
Premiação: Exposição, medalhas e certificados
Acesse o Blog Concursos Literários  e veja o regulamento.


 PEQUENIN@S


perdeu os brincos
perdeu os sapatos
perdeu a bolsa
e o que havia dentro
perdeu documento
e identidade
até a vontade
de resistir foi esquecida

decididamente perdida

…..............................

quem come
o que pensa
compensa
o crime?

Poemas de Roberto Mibielli, professor e poeta, dono do blog Pó & Cia.

(Mande seu poema ou miniconto + brevíssimo perfil para esta seção: culturaderoraima@gmail.com)


PARA LER
 
REPOETIZANDO é o terceiro livro de poemas de Zanny Adairalba, escritora local que aborda nesta obra o amor em suas diversas manifestações (saudades, buscas, alegrias, tristezas e outras) além de temas fictícios e do cotidiano. De acordo com a autora, seus pequenos textos são fruto da busca de novas possiblidades para mexer com o imaginário do leitor. Disponível na Livraria Saber ou pelo e-mail zannyadairalba@gmail.com.


CONGRESSO DE LEITURA

A Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (SP) (Unicamp) realiza nos dias 16 a 20 de julho o 18º Congresso de Leitura e Escrita do Brasil. Com o tema “O mundo grita. Escuta?”, o congresso vai discutir o entrelaçamento de diferentes linguagens e formas de expressão. “Leituras no avesso do mundo”, “Por uma leitura estética e políticas das margens” e “Educação infantil e respeito à diversidade” são alguns temas que serão debatidos durante o encontro. Mais informações e inscrições AQUI .


POLÍTICA CULTURAL

Das 8h às 22h haverá uma mobilização no Palácio da Cultura para inscrever as pessoas interessadas em participar como eleitoras e delegadas no professo eleitoral que vai renovar a composição do Conselho Nacional de Política Cultural. Apareça, inscreva-se e ajude a transformar o Brasil via cultura. Mais infos sobre esse tal de CNPC neste site.




FANZINEIRO

Marcelo Perez, estudante do curso de Letras da UFRR e diretor de teatro, iniciou uma nova atividade: agora é editor-chefe do fanzine literário Receita no Verso, que vai para a terceira edição, com poemas,   arte visual e contos de autores locais e nacionais. Que participar? Manda teu material para receitanoverso@gmail.com.


LIVROS NA RUA

 
Mundo afora tem gente fazendo de tudo para estimular a leitura. Até pegar um Ford Falcon de 1970, como fez o argentino Raul Lemesoff, e transformá-lo em um tanque de livros, ou "arma de de instrução massiva". O sujeito anda pelas ruas de Buenos Aires com o tanque, distribuindo livros gratuitamente e recolhendo doações.

MANHÃ DE AUTÓGRAFOS

O jornalista Paulo Thadeu faz uma sessão de autógrafos a partir das 10h na Livraria Saber, avenida Ville Roy, 4.896. Paulo é autor do livro “Coração de Estudante – Memórias de um 
militante”,no qual aborda o protagonismo juvenil dos estudantes roraimense nas décadas de 50 a 90, e ainda a ação juvenil nos anos 2000.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS  

O Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NUCELE) da UFRR, coordenado pela professora Maria Helena Valentim Duca Oyam,  realizou quinta-feira uma série de apresentações culturais com os seus alunos de francês, espanhol, inglês e Português como Língua Estrangeira. Na foto, a acadêmica e poeta Jacinta Santos e crianças beneficiadas pelo núcleo.

Um comentário:

  1. Edgar, obrigado pelo espaço e parabéns pelo belo trabalho de divulgação cultural. Conte sempre com a gente. Saudações cordelísticas!

    www.cartoesjoseenses.blogspot.com
    www.cordeisjoseenses.blogspot.com

    ResponderExcluir