sábado, 16 de junho de 2012

Rede Literária / edição 01, de 16.06.12

PRÓLOGO

E aí, tudo na paz? Seja bem-vindo à leitura da primeira edição da nova coluna do jornal Folha de Boa Vista. A proposta da Rede Literária e falar todo bendito sábado sobre literatura, livro e leitura. Você vai perceber que há espaço para sua participação em nossas seções. Ou seja, se quiser, mande algo (seja colaboração ou reclamação) para o nosso e-mail: culturaderoraima@gmail.com.


VISUAL



Rodrigo Mebs é autor do livro de poesias Por Amor ou Por Vício. Ache-o no Facebook ou no blog www.frutafarta.blogspot.com (Foto: Rodrigo Mebs)



CURTI!




“O Jogo da Amarelinha (no original Rayuela)
é um romance que foi escrito em 1963 pelo escritor argentino Julio Cortázar. Além de ser um bom começo pra quem procura o Cortázar além dos contos, o livro traz consigo a possibilidade de formas diferentes de leitura (pode ser lido tanto na ordem normal quanto seguindo a ordem de capítulos sugerida pelo autor) o que resulta em diferentes percepções do romance e na absorção do fluxo de consciência proposto pela obra.” 

Jacquellinne Araujo (Estudante de Letras - UFRR / Professora de Espanhol




CONCURSOS LITERÁRIOS

CONCURSO CONTOS DO TIJUCO - Premiação de R$ 400 e livros para o primeiro colocado . Os dez melhores textos serão publicados no site da Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba, organizadora do concurso, que também pode vir a publicá-los em livro. O tema é livre, a inscrição é gratuita e deve ser feita até 31 de agosto de 2012. Saiba mais aqui:.

Do blog Concursos Literários




PEQUENIN@S

sua música

quando meu amor faz amor
não quer silêncios,
seu cio
não sussurra nem sibila
antes berra
sobre os montes do meu corpo
antes grita
ante gretas entreabertas

meu amor faz amor
e música.

Eli Macuxi é professora e poeta, disposta em mil almas que ocupam um só corpo, conforme se define em seu blog.

(Mande seu poema ou miniconto + brevíssimo perfil para esta seção: culturaderoraima@gmail.com)





PARA LER


A obra do macuxi Jaider Esbell é formada por 10 contos abordando mitos dos indígenas roraimenses. O projeto do livro foi contemplado com a Bolsa Funarte de Criação Literária e a impressão teve apoio do Grupo LB e da Renovo Engenharia. Leitura bacana, homenageia a herança cultural das diversas etnias que habitam o estado. Está disponível para compra nas livrarias da cidade. Dúvidas? Escreve para es.b@hotmail.com.



 









LIVROS FREE

Sabe aquele livro daquele autor que já morreu há mais de 70 anos? Pois então! Essa obra já entrou em domínio público e com quase toda certeza pode ser acessada numa versão digital gratuita no Portal Domínio Público, lançado pelo Governo Federal em 2004 . Do acervo inicial de 500 obras pulou para mais de 198 mil arquivos de texto, imagem, som e vídeo, muitas deles disponibilizados por autores que ainda estão na ativa. Veja você mesmo em www.dominiopublico.gov.br.



Lançamento

A Livraria Saber convida geral neste sábado para o lançamento do livro O Filho de Netuno, de Rick Riordan. Haverá uma conversa com o presidente do fã-clube do autor, que falará sobre a obra e a série Os Heróis do Olimpo, além de sorteio de brindes. A atividade é uma parceria com a Editora Intrínseca. Fica então a dica: 10h, avenida Ville Roy, 4.896, Aparecida.



Machadiana

A Fundação Casa de Rui Barbosa colocou no site Machado de Assis a edição em hipertexto de Contos Fluminenses, primeira coletânea de histórias avulsas publicadas por Machado de Assis. Acesse nas narrativas os links que esclarecem as referências histórico-literárias e também explicações sobre ruas, estabelecimentos comerciais e casas de espetáculo do Rio de Janeiro dos tempos de Machado.






O resultado saiu no dia 1º de junho, mas ainda vale destacar os poetas ganhadores do XIV Concurso Sesi de Poesia, que este ano distribuiu R$ 6 mil em premiação. Na modalidade escrita, categoria Comunidade, Eli Macuxi ficou em terceiro, Vivian Santos em primeiro e Zanny Adairalba em segundo. (Foto: Jader Souza)






Também na modalidade escrita, só que na categoria Industriário, as poetas premiadas no Conpoesi foram, do primeiro ao terceiro lugar, Eliana Santos de Souza, Margarita Caplan Schvartz e Danúbia dos Santos. (Foto: Jader Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário